Geraldo Castro e Helena Duailibe garantem incremento a merenda escolar através do NutriSUS

A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), iniciou a implantação do NutriSUS, uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, em escolas públicas da capital maranhense.

O NutriSUS é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) com o propósito de incrementar a merenda escolar pela adição de um sachê, contendo vitaminas e minerais, na refeição disponibilizada aos alunos. A primeira escola a ser contemplada foi a Unidade de Ensino Básico (U.E.B) Vila Tiradentes – localizada no Conjunto Jatobá, na Vila Maranhão (Distrito Industrial). No total, 60 crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 5 anos foram beneficiadas, e de acordo com a direção da escola, 4.020 sachês foram recebidos.

A Semus desenvolve o NutriSUS por meio do programa Saúde na Escola. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca que a execução deste programa nutricional consolida o apoio do governo federal às políticas de assistência implantadas na capital maranhense. “É mais um compromisso cumprido na gestão do prefeito Edivaldo, de promoção do reforço à alimentação das crianças, que, no Programa Saúde na Escola, já contam com vários serviços que estimulam o crescimento saudável”, frisou.

Ainda segundo a secretária, outras unidades de ensino de São Luís serão contempladas com a medida. “Estamos montando, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação um calendário, visando dar ampla assistência e cobertura nutricional a nossas crianças”, destacou Helena. O reforço na alimentação é dado mediante consentimento e autorização dos pais ou responsáveis legais.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou a importância da atuação conjunta de várias pastas da Prefeitura de São Luís em prol do bem-estar das crianças. “Agradeço o trabalho que as equipes das secretarias de Saúde e de Educação vem desenvolvendo conjuntamente para o desenvolvimento pleno de nossas crianças. Esse trabalho traz qualidade de vida, que é ingrediente fundamental para o aprendizado”, disse Geraldo Castro.

O NutriSUS objetiva garantir uma alimentação adequada e saudável às crianças, prevenir a anemia e outras doenças, além de evitar carências de micronutrientes na infância. As crianças com idades a partir dos seis meses de vida, matriculadas em unidade do Programa Saúde na Escola (PSE), poderão receber os sachês de vitaminas e minerais.

Cada criança deve receber um sachê por dia na refeição oferecida na creche, durante cinco dias na semana, totalizando 60 sachês. Após este período, deverá haver um intervalo de quatro meses, em que a criança não precisará receber o sachê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *