Exposição fotográfica fará homenagem aos 80 anos de Jackson Lago

O Instituto Jackson Lago inaugura nesta segunda-feira, dia 6, às 18h30, uma exposição fotográfica em homenagem aos 80 anos de nascimento do governador e prefeito de São Luís Jackson Lago, refazendo a sua trajetória desde a infância até sua última campanha eleitoral em 2010. Aberta ao público, a exposição acontecerá no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, em São Luís (MA).

Jackson Lago teve presença marcante nas lutas políticas e sociais de São Luís e do Maranhão do último meio século, tendo sido secretário municipal de Saúde de São Luís, deputado estadual, secretário de Saúde do Estado, prefeito de São Luís e governador do Maranhão.

No campo profissional, exerceu a Medicina com dedicação e competência, implantando a cirurgia torácica no Maranhão, fazendo clínica médica e clínica cirúrgica, além de ter ensinado no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão.

As lutas sociais da cidade e do Estado encontraram eco em sua voz. Como deputado estadual, denunciou o processo de grilagem e violência no campo, contrapôs-se à ditadura militar então vigente e mostrou a ligação entre o regime ditatorial e a oligarquia local. Como militante social, apoiou a luta pela moradia popular, participou da luta pela anistia ampla, geral e irrestrita, pelas eleições diretas e pela Constituinte livre e soberana.

Na área da luta política, foi fundador do Partido Democrático Trabalhista, o PDT, a cuja construção e fortalecimento dedicou boa parte de sua vida. Pelo PDT, se elegeu prefeito de São Luís por três vezes e governador do Estado em 2006, tendo seu governo interrompido por uma trama judicial de características golpistas.

A exposição, que tem o nome de “A Vida é Combate”, permanece aberta à visitação até o próximo domingo, dia 19. As fotos que contam a trajetória de vida de Jackson Lago são de Gabriel Jauregui, Maurício Alexandre e Felipe Klamt. A produção é do Studio Edgar Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *