Consórcios maranhenses firmam termo de cooperação com a Itália

Municípios que integram seis consórcios públicos maranhenses farão troca de experiências em tecnologias em saneamento básico, com prioridade em resíduos sólidos com a Itália. A Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) firmou acordo de cooperação técnica com o consórcio italiano Bacino de Salerno 1, em visita ao país europeu.
Participaram da missão maranhense de prefeitos na Itália os representantes dos Consórcios Públicos Intermunicipais de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos); dos Vales do Turi e Gurupi (Conturi); da Região dos Guarás (Conguarás); do Sul Maranhense (Condersul); do Sertão Maranhense (CIDR Sertão) e do Leste Maranhense (Conleste), além do superintendente da Femaci, Ronald Damasceno.
Em setembro deste ano, uma delegação italiana  deve vir ao Maranhão para visitar as regiões dos consórcios (Conlagos, Conturi, Conguaras, Conleste, CIDR Sertão e Condersul) envolvidos no acordo. A delegação da Itália será composta pelo representante da Província de Campania (status de Governador), presidente e técnicos do Consórcio de Salerno, professores da Universidade Regional de Salerno e empresários da região.
Projeto Revime.org – Na última semana, a comitiva de prefeitos maranhenses participou de uma extensa programação na Itália do evento que apresentou resultados e planejamentos do projeto Revime.org, surgido há sete anos, com o objetivo principal de auxiliar países em desenvolvimento a trabalhar da maneira mais adequada com o tratamento e descarte do lixo, a partir de recursos aplicados pela comunidade europeia.
O projeto piloto beneficiou cidades de Cuba, República Dominicana e Haiti, onde foram criados mecanismos sobre coleta seletiva, conscientização ambiental, transferência de tecnologia e conhecimento entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. A programação também foi extensiva a outros países em desenvolvimento, para que estes apresentassem as formas como lidam com a questão atualmente.
O Brasil foi representado pela comitiva maranhense. Participaram ainda Camboja, China, Cuba, Jordânia, Nações Unidas, Paraguai, Indonésia. Já países desenvolvidos, como a Holanda, apresentaram projetos exitosos.
Durante a programação também foram realizadas visitas técnicas à usina de tratamento mecânico de rejeito em Battipaglia, Salerno, à usina anaeróbica para o tratamento do resíduo orgânico para a produção de eletricidade e composto, usina de reciclagem de papel e papelão em Pellezzano, ao aterro sanitário com usina de tratamento do chorume e produção de energia através da captação do biogás, em San Tammaro (Caserta – CE), e várias outras.
“Foi uma experiência ímpar e que nos fez ver que é possível administrar esse problema crítico que a maioria dos municípios maranhenses enfrenta, mas isso implica em investimento em tecnologia e, principalmente, em capacitação de recursos humanos”, concluiu o superintendente da Femaci, Ronald Damasceno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *