UFMA implanta curso de Educação Física no campus de Pinheiro

A primeira turma de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro, foi recepcionada nesta segunda-feira (16), pelo reitor Natalino Salgado, pró-reitores, diretores de Centros, professores, coordenadores do DCE e do centro acadêmico do curso. A solenidade contou também com as presenças do secretário de Estado do Esporte, Márcio Jardim, que fez uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Esporte e prefeito do município, Filuca Mendes, e São quarenta novos estudantes aprovados, no primeiro semestre de 2015, pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

A chegada do curso de Educação Física na baixada maranhense é a realização de sonho antigo. Segundo o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, diferente dos cursos de Medicina e Enfermagem, 90% dos aprovados são “filhos da região”, o que, para ele, é uma grande satisfação por ter a certeza que, ao concluírem a graduação, permanecerão na baixada servindo à população.

Rosane Constâncio, 18 anos, sempre teve vontade de ser professora. “Escolhi fazer licenciatura, porque quero ser professora de educação física. Depois que ouvi os discursos fiquei mais esperançosa. Se não tivesse aqui – o curso – não teria a oportunidade de concretizar esse desejo”, disse.

Michael Jeferson Pinheiro, 30 anos, revela que já tem um projeto voltado para o jiu-jitsu e o curso vem para somar conhecimentos. “Já atuo como professor de artes marciais, e, para mim, o curso vai me auxiliar a transformar o conhecimento adquirido em ações que sejam voltadas para a sociedade e contribuir com meus projetos e qualidade de vida desta comunidade”, afirma.

O prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, agradeceu ao reitor Natalino Salgado e disse acreditar que a baixada maranhense vive um novo momento de expansão e crescimento. “Sei que daqui sairão excelentes profissionais, já que o curso está bem estruturado”, profetizou, adiantando que a prefeitura vai construir um campo de futebol para auxiliar a dinâmica e atividades do curso.

O paraense Lucas Silva, 17 anos, natural de Belém, era mais um dos jovens pioneiros do curso de Educação Física a mostrar entusiasmo. “Escolhi Pinheiro, não só por ser perto de Belém, mas por acreditar no potencial que a cidade possui”, afirmou.

Segundo Natalino Salgado, o curso já começa com uma nova grade e política pedagógica, o que o tornará referência para muitos outros. “A Universidade cumpre com o seu papel. O curso aqui já começa bem estruturado, com professores qualificados e com uma vasta experiência profissional. Irei propor ao conselho universitário a transformação do Campus de Pinheiro no terceiro centro de ensino da UFMA no continente”, revelou.

Márcio Jardim, secretário de estado de esporte e lazer, lembrou de sua história como estudante universitário da UFMA, da qual diz sentir  grande orgulho. “Poder, agora como secretário, incentivar a prática esportiva e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população da baixada maranhense me deixa muito feliz”, testemunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *