Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Prefeitura conclui formação de professores alfabetizadores em parceria com o governo do Estado

6 de março de 2015 : 07:23

Mais 450 professores da rede municipal e 400 professores da rede estadual foram capacitados para trabalhar no processo de alfabetização de crianças de até oito anos de idade. A Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado, promoveu o encerramento da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A culminância das atividades foi realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A solenidade contou com a participação do secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, e da secretária estadual de Educação do Maranhão, Áurea Prazeres. Geraldo Castro Sobrinho destacou a importância da parceria e do regime de colaboração entre os entes governamentais para o avanço da Educação. “A alfabetização é um dos primeiros passos para a garantia plena da cidadania. Nesse sentido, é importante esse empenho do nosso prefeito Edivaldo Holanda Júnior e do governador Flávio Dino, que firmam parcerias com o objetivo de assegurar a qualidade da alfabetização de nossas crianças”, disse Geraldo Castro Sobrinho.

Durante a solenidade de encerramento da formação, os professores assistiram à palestra “Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência na escola comum”, ministrada pela professora Rosane Ferreira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encerramento das formações também foi um momento de socialização da vivência dos professores alfabetizadores no programa.

Nos dias que antecederam a solenidade, os educadores participaram de um seminário, em que expuseram trabalhos realizados com as crianças em sala de aula e conversaram com os demais professores sobre as metodologias utilizadas. Também foram oferecidas oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), contação de histórias em Braille, tangran e caixa matemática, entre outros temas.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>