Estudantes da UFMA lançam nota repudiando atitude de plágio feita por professores

Depois da grande repercussão que ganhou o plágio, promovido pelos professores da UFMA, os estudantes do verdadeiro MUDE, se posicionaram sobre o tema. Confira a nota na íntegra:

MUDE: um mau começo

Surgido neste ano a partir de interesses voltados para a disputa eleitoral do próximo reitor da Universidade Federal do Maranhão, que acontece em junho, o MUDE – Movimento UFMA Democrática começou mal. Arrastado para o centro de uma polêmica sob a acusação de plágio e oportunismo motivou uma nota de esclarecimento do autêntico MUDE – Movimento Universitário de Evangelismo, que já atua desde 2007 em diversas universidades do Maranhão, incluindo a UFMA, nas quais desenvolve atividades permanentes.

Na nota, assinada por representantes do movimento religioso, constituído por professores e estudantes universitários, eles esclarecem que seus membros não possuem qualquer vinculação com representações político partidárias movidas por interesses eleitoreiros. Ressaltam, ainda, que o Movimento Universitário de Evangelismo é uma organização da sociedade civil com finalidade social, cujo objetivo é levar uma mensagem de fé e esperança através de valores e princípios cristãos sobre as profissões.

Ao mesmo tempo em que defende o seu posicionamento pelo direito de liberdade de expressão e liberdade religiosa, conforme Lei art. 5º da Constituição Federal, o movimento evangélico reafirma a sua atuação realizando encontros semanais, congressos e seminários sem qualquer conotação política. A exemplo da III Jornada Acadêmica Cristã: Construindo uma Cosmovisão Bíblica na Universidade e no Governo, com o preletor Dr. Ricardo Rodrigues Maurin, do Chile, realizada em abril de 2014 na UFMA.       

Para quem prega a mudança nas práticas administrativas, o Movimento UFMA Democrática pode até não ter usado de má fé. Mas essa apropriação indébita pegou muito mal e está sendo vista como pouco ética pela comunidade universitária.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *