Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Em Brasília, Prefeitura discute estratégias de democratização da comunicação

25 de março de 2015 : 09:34

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, desenvolve mecanismos para expandir os canais de diálogo com a sociedade e fortalecer a inclusão digital. O secretário municipal de Comunicação de São Luís, Batista Matos reuniu-se terça-feira (24), em Brasília, com o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini. Na ocasião, o secretário apresentou demandas na área, bem como estreitou os laços com o executivo federal para buscar programas federais de democratização das comunicação.

Batista Matos aproveitou a oportunidade para falar sobre o pleito da Prefeitura, junto ao ministério, de outorga de canal de televisão pública. O secretário destacou a necessidade de novos investimentos na área e apresentou os avanços do setor na capital maranhense. “Estamos ampliando o diálogo com o governo federal para garantirmos a concessão da TV pública, justamente na busca de mais acesso à informação e democratização da comunicação”, disse o secretário.

Batista informou ao ministro que, como parte das ações para o aperfeiçoamento da comunicação, o prefeito Edivaldo sancionou, no ano passado, a lei que cria o Conselho Municipal de Comunicação Social (CMCS), órgão de caráter consultivo e deliberativo que tem a finalidade principal de propor políticas públicas de comunicação por meio da ampla participação popular.

O órgão é um importante instrumento de democratização da comunicação em São Luís, sendo o marco inicial para obtenção da outorga de canal de televisão pública para o Município junto ao Ministério das Comunicações. O CMCS está alinhado com a política de gestão participativa desenvolvida pelo prefeito Edivaldo, já que possibilita a participação da sociedade no debate, definição e fiscalização da política pública de comunicação do Município.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>