Deputado apoia devolução dos salários dos servidores que participaram da greve no TJMA

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA) recebeu nesta quinta-feira (05) o deputado estadual Sousa Neto do PTN, para um café da manhã. Do evento participaram os diretores Aníbal Lins, Fagner Damasceno, Pedro Davi, Artur Estevam, Janira Teixeira e o conselheiro fiscal Romulo Neves.

A visita do deputado Sousa Neto foi em solidariedade aos servidores do Judiciário, que tiveram o ponto cortado a pedido da Procuradoria Geral do Estado – PGE, por terem participado da greve da categoria em novembro de 2014, que cobrava o pagamento dos 21,7% garantidos pelo Supremo Tribunal Federal – STF.

No inicio do encontro, o Presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins, entregou ao deputado uma cópia do pedido de audiência com Governador Flávio Dino protocolado pelas Centrais Sindicais, O pedido de audiência com o Governador do Estado foi deliberado em um encontro ocorrido dia 24 de fevereiro, no Hotel Abbeville, que contou com a participação de dirigentes de todas as Centrais Sindicais e sindicatos de servidores públicos estaduais, que discutiram o exercício do direito de greve no serviço público maranhense, quota de cargos comissionados para servidores efetivos e outros assuntos de interesse comum.

Segundo o presidente Aníbal Lins, o objetivo desse encontro solicitado ao Governador do Maranhão é pôr fim, através da reabertura de negociação, às ações ajuizadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que pediam a decretação da ilegalidade de greves realizadas por servidores do Ministério Público, da Agência de Desenvolvimento Agro-Pecuário, do Sistema Penitenciário e do Tribunal de Justiça no ano passado.

sindjussousaneto

O deputado Sousa Neto concordou que é preciso o Chefe do Executivo Estadual receba as Centrais Sindicais, para que o diálogo seja aberto com essas entidades de classe dos trabalhadores. “Eu quero ser solidário ao Sindicato dos Servidores da Justiça – SINDJUS-MA. O meu gabinete está à disposição. Eu vou lutar junto com vocês e levantarei essa bandeira da abertura dos canais de negociação para que os salários descontados sejam devolvidos. Vou direcionar as reivindicações da categoria para que sejam ouvidas pelo Executivo. O Governador Flávio Dino já esteve desse lado também e não pode ver a categoria como inimiga. Ele precisa no mínimo receber os trabalhadores, representados pelas Centrais Sindicais, para avaliar as reivindicações dessas categorias” finalizou.

Repercussão na Assembleia Legislativa

Na última quinta feira (26/02), o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) também cobrou do governador Flávio Dino (PCdoB), uma posição, se está ou não do lado dos trabalhadores. Ele solicitou que o Governador do Estado receba as Centrais Sindicais.

Da tribuna do legislativo, o parlamentar ainda solicitou o engajamento e apoio do líder do governo, Rogério Cafeteira (PSC), e também ao líder do bloco, Eduardo Braide (PMN), para que j intercedam junto ao governador. “Os trabalhadores do setor privado e do setor público do nosso Estado é que pedem essa audiência e eu não poderia me furtar como deputado, também originário dos movimentos sociais, porque já advoguei para vários sindicatos no Estado do Maranhão”, declarou o Deputado Zé Inácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *