Circo Escola potencializa habilidades de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes da região da Cidade Operária, Janaína, Cidade Olímpica e João de Deus estão sendo beneficiadas com atividades do Circo Escola, projeto da Prefeitura de São Luís que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ampliando as oportunidades, a partir da interação artística, cultural e educativa.O resgate das atividades do Circo Escola é uma determinação do prefeito Edivaldo, após a entrega do novo espaço em dezembro do ano passado.

Sob a lona do Circo, o público de 6 a 17 anos, desses bairros, participa de oficinas diárias de arte, teatro, percussão, dança popular, educação esportiva, fantoche e leitura. Através da arte circense, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), trabalha na perspectiva de desenvolver potencialidades de forma lúdica e que contribua para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham a possibilidade de vivenciar novas experiências.

O Circo Escola atende hoje uma média de sessenta crianças e adolescentes da região, encaminhadas pelo CRAS dessa área, e executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A execução do SCFV e inclusão de pessoas com deficiência, são características do novo Circo Escola.

“Ter as crianças e adolescentes com deficiência no mesmo espaço e com as mesmas atividades dos demais usuários representa uma das prerrogativas da Semcas, que é a garantia de direitos, como a inclusão”, destaca o secretária Andreia Lauande.

O público chega encaminhado pelos CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares daquela área, mas também via demanda espontânea. “As famílias que desejam que seus filhos ingressem nas oficinas que ofertamos só precisam vir à unidade administrativa do Circo e inscrevê-los”, explica a coordenadora do Circo Escola, Maria Luiza.

Foi assim que Mateus Araújo, dez anos, começou a participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado através das oficinas no Circo Escola. “Eu estava voltando da escola e vi as crianças debaixo da lona e então pedi à minha mãe para me trazer. Há duas semanas treino na perna de pau, mas para continuar a participar da oficina circense meu pai já disse que tenho que estar bem na escola”, conta Mateus, do alto da perna de pau.

Já Alessandra dos Santos, 16 anos, revela como o teatro a ajuda na escola e nos relacionamentos interpessoais. “Mesmo tendo pouco tempo, essas aulas já me ajudaram na convivência com outras pessoas e a ter mais foco e objetivo na escola. Estou gostando muito”, declara. As atividades no Circo Escola funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de lanche ao final de cada turno.

O trabalho conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA-SL), através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (FMDCA-SL). Também há a parceria de outras cinco secretarias municipais: de Educação (Semed), de Segurança com Cidadania (Semusc), de Meio Ambiente (Semmam), de Desportos e Lazer (Semdel) e da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *