Turista holandês é assassinado em São Luís com tiro no peito

O holandês Ronald François Wolbeek (60), que estava viajando o mundo em seu veleiro na companhia de sua esposa, Maria Rawi (69), foi assassinado em São Luís (MA) na madrugada do domingo (15). De acordo com informações repassadas pela Companhia de Policiamento de Turismo (CPTur), o casal foi surpreendido por três homens armados que subiram na embarcação, um deles disparou contra o turista na região do tórax.

O veleiro de bandeira holandesa estava atracado na praia da Ponta d´Areia, Baía de São Marcos, desde às 17h do sábado (14). O casal de holandeses estava margeando o litoral brasileiro desde o dia 21 de dezembro, após passar por vários países. Antes de chegarem a capital maranhense, eles passaram por Fortaleza (CE) e Recife (PE), porém escolheram São Luís para atracar e passar o carnaval.

Segundo o major Roberto da CPTur, por volta da meia-noite de domingo, o alarme da embarcação disparou e Ronald Wolbeek foi até a área externa verificar o que estava acontecendo. Nesse momento, os homens estavam na parte superior no barco e renderam o casal. Houve discussão e Ronald acabou sendo baleado no peito.

Após o disparo, os suspeitos fugiram sem levar nada. Ao ver o marido ferido, Maria Rawi utilizou um bote salva-vidas para tentar chegar até a faixa litorânea. Sem forças para remar, ela teria pulado na água e nadado até as proximidades do Grupamento do Corpo de Bombeiros que fica a menos de 1 km de onde estava atracado o veleiro.

Uma guarnição policial foi até o local, mas quando chegou o holandês já estava morto. Maria Rawi foi conduzida ao Plantão Central da Polícia Civil, onde prestou depoimento e fez exame de residuográfico para saber se existe a presença de pólvora nas mãos da holandesa.

Por meio de nota, o governo do estado informou que está buscando o auxílio de autoridades superiores para ter dados de forma precisa sobre a situação dos holandeses no país. O serviço de inteligência da polícia maranhense revelou que está investigando a versão dada por Maria Rawi, além de estar a procura dos suspeitos do crime.

Por se tratar de um crime ocorrido em uma embarcação de bandeira holandesa, a Marinha do Brasil e a Polícia Federal já foram comunicados dos fatos, para que providências respectivas sejam tomadas.

O corpo de Ronald François Wolbeek foi conduzido para o Instituto de Criminalística (Icrim).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *