Pedro Fernandes: Reforma política é a prioridade

O Imparcial

Considerado um dos políticos mais experientes e competentes do Maranhão, Pedro Fernandes (PTB), foi anunciado como líder da bancada maranhense no Congresso Nacional. Em entrevista exclusiva a O Imparcial, ele fala sobre as principais demandas e que já vem dando prosseguimento às atividades do grupo formado por ele, mais 17 deputados federais e três senadores.

De acordo com Pedro Fernandes, o primeiro passo da bancada será o de elaboração de um Regimento Interno. “Vamos elaborar um regimento interno para o funcionamento da bancada. Cada ano deverá contar com um coordenador diferente, deputado ou senador”, ressaltou.

O líder do grupo maranhense disse também que a bancada irá reivindicar as indicações de cargos federais no estado. “Iremos pleitear as indicações dos cargos federais no Maranhão”, assegurou. 
A indicação de cargos federais no Maranhão tem sido tema polêmico entre os partidos e políticos maranhenses próximos à presidente Dilma Rousseff (PT). Eles, habitualmente, faziam esse tipo de indicação, mas até o presente momento, as indicações ainda não foram definidas.

Entre as pautas estão a Reforma Política e a Reforma Tributária. O coordenador da bancada garantiu que esses temas serão pauta de atuação dos maranhenses. “Esses dois temas estão em nossa pauta de atuação, além de indicadores sociais e econômicos do Maranhão e do Brasil”, enfatizou.

Outra pauta que está em voga entre os parlamentares federais diz respeito ao destino da Refinaria Premium de Bacabeira. “Vamos conversar na próxima semana e traçar as agendas. Devemos visitar o novo ministro de Minas e Energia e o novo dirigente da Petrobrás. Vamos defender a execução do projeto”, declarou.

A meta da bancada maranhense é a de se reunir de uma a duas vezes por mês para deliberarem a atuação. O deputado Pedro Fernandes assegurou que já na próxima reunião, os parlamentares devem definir a agenda de atuação para o ano inteiro.
Confira na íntegra a entrevista:
O Imparcial – Pedro Fernandes o senhor é um deputado experiente, essa foi a principal característica que influenciou para escolha de líder da bancada maranhense no Congresso?
Pedro Fernandes –Quando o deputado Waldir Maranhão (PP) declinou e lançou meu nome, todos os deputados se pronunciaram e elencaram várias qualidades. Debito isto tudo a amizade que tenho com todos. O que talvez tenha ajudado é que depois do deputado Sarney Filho (PV), que também declinou, sou o deputado com o maior número de mandatos. Mas ficou acertado que o mandato será de um ano, a exemplo das Comissões Permanentes da Câmara.
Enquanto líder dessa bancada, quais são as suas atribuições?
A ação coletiva tem um peso muito forte. O nosso papel será coordenar essas ações com foco nas prioridades.
E quais as prioridades?
Temos a Reforma Política, a Reforma Tributária, o aumento da per capita na saúde, luta pela Refinaria Premium, enquadramento dos nossos projetos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), audiências com as autoridades federais, as demandas dos municípios, do estado, da população, criação de novas agências do BB (Banco do Brasil), BNB (Banco do Nordeste), BASA (Banco da Amazônia) e CEF (Caixa Econômica Federal), ampliação da rede de celulares no Maranhão e das emendas com suas liberações.
Existem nessa bancada membros da oposição e governo, como ocorre essa relação?
A bancada tem foco naquilo que interessa ao estado e isso nos une. As nossas diferenças políticas trataremos a nível partidário.
O senhor foi eleito pela coligação que apoiava o Lobão Filho, como fica sua relação com o Flávio Dino?
Sempre tive uma relação respeitosa com o governador Flávio Dino (PCdoB), inclusive juntos já fomos deputados. Não vejo nenhum problema, já estivemos duas vezes reunidos e no dia 27 de fevereiro faremos uma reunião de trabalho com a Bancada.
Hoje o PTB vem perdendo espaço no Maranhão, o que o senhor pretende fazer para ampliar os espaços do partido?
Não só o PTB, mas esperamos que com a Reforma Política haja fortalecimento dos partidos.  O PTB a nível nacional extinguiu todas as comissões municipais. Estamos agora restabelecendo os novos diretórios com objetivos bem pragmáticos.
O ano de 2015 será de dificuldades para os governos federal, estadual e municipal?
Temos problemas políticos, tem gente querendo ainda o 3º turno das eleições. Por imprudência de parte da base aliada, temos problemas de relacionamento com o Executivo e o Legislativo. A situação econômica externa e interna, agravada com os escândalos da nossa maior empresa, dificulta o ano de 2015. Precisamos restaurar a credibilidade, acertar com as medidas econômicas, aprovar a Reforma Política, com isso acho que voltaremos à normalidade.
E a sua atuação parlamentar será pautada em que?
No ano de 2015, coordeno a Bancada do Maranhão, sou vice-líder do PTB, membro titular da Comissão Mista de Orçamento, membro titular da Comissão Especial da Reforma Política, membro titular da Comissão de Educação, membro suplente da Comissão de Esporte. Nossas ações serão relacionadas a essas atividades, que terão de mim muita atenção e dedicação.
O senhor já tentou duas vezes ser prefeito de São Luís, existe a possibilidade de um novo projeto para 2016?
Sonhar não custa nada, sempre desejei. Me preparei, inclusive para isso. Mas só posso levar adiante se tiver viabilidade: aceitação por parte da população, formação de grupo e condições de bancar uma eleição. São Luís é uma metrópole, precisamos pensar grande.
Sobre a reforma política, qual seu posicionamento?

Começamos uma grande discussão, que nos próximos meses precisaremos ouvir muito. Muitos temas começam a ganhar força: coincidência de eleições, fim das coligações; afastamento de candidatos do cargo para a reeleição, ou o fim da reeleição; o candidato mais votado a deputado ou vereador serão os eleitos (Distritão); financiamento de campanha; cláusulas de barreira e diminuição do tempo de eleição para a posse, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *