João Alberto será pela quinta vez presidente da Comissão de Ética do Senado

Chega a ser inacreditável. Mas o senador João Alberto (PMDB), será anunciado o presidente da Comissão de Ética, isso pela quinta vez. A recondução foi acertada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem o maranhense como fiel aliado. Com relações estreitas com a família do ex-presidente José Sarney (PMDB), João Alberto é da confiança de Calheiros e terá como missão conduzir processos por quebra de decoro que chegarão decorrentes da Operação Lava-Jato.

Entre eles espera-se o do próprio presidente do Senado, que teria sido citado no caso por um encontro com o doleiro Alberto Youssef, um dos delatores do esquema. Calheiras nega o encontro e ter participado de qualquer irregularidade.

A intenção dos caciques do Senado é fazer uma composição da comissão com nomes de pouca expressão e dispostos a enfrentar a opinião pública e engavetar processos contra senadores que venham a ser mencionados no esquema de desvio de recursos da Petrobras. João Alberto está a frente do Conselho desde 2011.

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), disse que o senador João Alberto não vai “proteger ninguém” ao ser mantido no comando do Conselho de Ética. E anunciou que está indicando a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) para presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO).

“Dei a presidência para o João Alberto porque ele pediu. E ninguém mais pediu. Não tem história de proteger A ou B. O João Alberto é um homem sério. E não existem denúncias contra ninguém, nem contra Renan”, disse Eunício Oliveira.

O Conselho de Ética é o responsável por processar os senadores acusados de quebra de decoro parlamentar. O presidente tem o poder de determinar o arquivamento dos pedidos de investigação, mas da sua decisão cabe recurso ao plenário.

Além de Calheiros, já tiveram o nome mencionados como possíveis alvo da Lava-Jato os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Romero Jucá (PMDB-PB) e Ciro Nogueira (PP-PI). Os três negam a prática de qualquer irregularidade e são aliados de Calheiros no Congresso.


*Com informações de O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *