Flávio Dino copia projeto de Hilton Gonçalo e de Roberto Costa

O governador do Maranhão lança nesta quarta-feira (11), o projeto “CNH Jovem”, que visa beneficiar jovens maranhenses, estudantes de escolas públicas, com idade entre 18 e 21 anos para aquisição gratuita de habilitação nas categorias A, B ou AB. A iniciativa é muito bom, mas é correto lembrar que esse projeto nasceu no município de Santa Rita.

Hilton Gonçalo e o vice-prefeito Ariston fazendo a entrega
das CNH´s em Santa Rita

O ex-prefeito Hilton Gonçalo foi o responsável por implantar o projeto na cidade e ser o pioneiro no Maranhão da idéia, assim como muitas outras que inclusive devem ser aproveitadas por Flávio Dino (PCdoB). Em Santa Rita, o nome do projeto se chamava “Habilitação na Mão”, que concedia carteiras de habilitação a população de baixa renda, independente de idade, sexo e escolaridade.

Sabendo da proposta de Flávio Dino, o ex-prefeito comentou: “É possível expandir o programa usado em Santa Rita para todo o Maranhão. Se foi possível realizar esse programa em um município, sendo o gestor oposição ao governo do estado, será possível também ao governo do Maranhão”.

Vale lembrar que o projeto implantado por Hilton Gonçalo foi ainda no ano de 2010. Porém em 2013, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), copiou a proposta do ex-prefeito e também antecipou o governador. O parlamentar conseguiu a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 202/2013, que possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A, B ou AB, bem como mudança de categorias para C, D ou E.


Flávio Dino acerta ao lançar o projeto “CNH Jovem”, mas vai acertar também ao conceder o crédito à aqueles que foram pioneiros na proposta e seria um justo reconhecimento a quem deu a idéia.

Vale lembrar que Flávio Dino não é o primeiro a copiar os projetos da excelente gestão de Hilton Gonçalo no municipio de Santa Rita, antes de comunista, o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), foi pessoalmente a cidade conhecer as ideias do médico. Na época, Léo disse: “Santa Rita é um grande modelo de administração pública eficiente e inovadora. Essa revolução teve início com o Dr. Hilton Gonçalo. O que é bom tem que ser copiado e alguns projetos implantados no município serão modelos para Barreirinhas”.

Será que Flávio Dino terá a mesma humildade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *