Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Deputado Zé Inácio (PT) entra em defesa da Refinaria Premium I em Bacabeira

3 de fevereiro de 2015 : 15:48

O deputado Zé Inácio (PT) apresentará projeto de resolução que cria a frente parlamentar em defesa da Refinaria Premium I da Petrobrás em Bacabeira. A Petrobrás decidiu suspender a implantação da Refinaria Premium I no Maranhão.

Como demonstração de compromisso com a sociedade maranhense, o parlamentar Zé Inácio (PT) pretende mobilizar toda a sociedade maranhense para que a Petrobrás reveja a sua posição e continue com o projeto que estava em curso da refinaria. “Não podemos deixar a sociedade à margem dessa decisão da Petrobás em cancelar um projeto como este que criou expectativa de geração de emprego e renda para milhares de maranhenses, além de garantir desenvolvimento para toda a região nordeste/norte. Vamos à defesa da continuação da implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira”, declara o deputado.

O parlamentar Zé Inácio pretende fazer a articulação em defesa da Refinaria Premium I em Bacabeira junto ao Governo Federal como líder do PT na Assembleia Legislativa.

A Refinaria


A Refinaria Premium do Maranhão, projeto de maior valor da Petrobras, em Bacabeira, município situado ao sul da capital teve orçamento inicial previsto de cerca de US$ 20 bilhões.

Em termos de capacidade, a refinaria do Maranhão estava projetada para refinar 600 mil barris de petróleo por dia. Esse volume é quase o dobro da refinaria de Paulínia (Replan, em São Paulo), hoje a maior unidade de refino da Petrobras em operação, com capacidade de processar 390 mil barris por dia.

No planejamento original a Refinaria Premium do Maranhão previa o primeiro módulo para 2013 e o segundo para 2015. Planejada para produzir diesel, GLP, QAV (combustível de aviação) e coque, para atender aos mercados interno e externo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>