Centro de Atendimento ao Turista é inaugurado no aeroporto de São Luís

O Aeroporto Marechal da Cunha Machado, em São Luís (MA) passa, a partir desta sexta-feira (13), a contar com um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Um acordo inédito firmado entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-MA) possibilitará que os turistas brasileiros e estrangeiros possam obter informações turísticas e formalizar reclamações.

A unidade está localizada perto da área de desembarque, no térreo, e servirá de modelo para os demais. O serviço é importante, especialmente, durante esse período em que turistas visitam o estado. A intenção é desenvolver um trabalho conjunto entre os órgãos para prevenir eventuais conflitos que possam surgir e elevar a satisfação do visitante. Para garantir a qualidade do atendimento, os guias da unidade passaram por treinamento específico.

Segundo a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, a proteção ao consumidor é cada vez mais importante, já que a imagem que o turista tem do lugar que visita está intimamente ligada ao tipo de serviço que ele recebeu. “Esta medida tem o objetivo de garantir que o turista seja bem recebido, que os serviços prestados sejam de qualidade para que ele retorne em busca de novas experiências”, disse.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, afirmou que a integração entre os órgãos estaduais para garantir benefícios à população é uma postura administrativa da gestão do governador Flávio Dino. Ele frisou que a ação articulada potencializa tanto a promoção do turismo como a ação de proteção aos direitos do consumidor. “A iniciativa fortalece os direitos e a cidadania”, afirmou.

O diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, ressaltou que esta é mais uma ação para o fortalecimento do sistema de defesa do consumidor no estado. “O Maranhão cresce e precisamos de mecanismos que garantam o respeito aos direitos dos consumidores, sejam eles maranhenses ou turistas que estejam em nosso estado”, comentou.


A secretária de Turismo também falou sobre os novos CTAs que serão instalados seguindo o mesmo modelo. “Nossa expectativa é expandir o projeto para outros aeroportos do estado, começando por Imperatriz, depois Barreirinhas”, comentou Delma Andrade.

Guia do Consumidor Turista

A iniciativa da Secretaria de Turismo e do Procon partem de uma diretriz do Governo Federal, que está empenhado em cobrar do setor turístico a excelência na prestação de serviços.

Uma das iniciativas realizadas pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) foi o lançamento do guia do Consumidor Turista, elaborado para orientar turistas estrangeiros e brasileiros sobre seus direitos em relação a transportes, pacotes de turismo, hospedagem, telefonia, alimentação e lazer.

O guia pode ser acessado através do endereço eletrônico: pt.slideshare.net/justicagovbr/guia-para-o-consumidor-turista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *