Governo do Estado e UFMA fortalecem parcerias

Com o propósito de fortalecer a parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a secretária Áurea Prazeres e equipe técnica, se reuniu, nesta quinta-feira (8), com o reitor Natalino Salgado. A reunião de trabalho ocorreu na sede da reitoria, no Campus do Bacanga. Participaram também a pró-reitora de ensino da Ufma, Isabel Cabreira Ebarra e técnicos da instituição.

Durante a reunião foram apresentados e discutidos os programas: Pacto de Alfabetização na Idade Certa e Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Para a secretária de Educação, Áurea Prazeres, as ações dos Pactos reforçam o compromisso dos Governos Federal, do Estado e da sociedade com a melhoria do ensino público. “O Pacto é uma ação que materializa o regime de colaboração dos entes federados e da sociedade em prol da educação pública de qualidade. Serve, ainda, para aproximar a universidade, e os governos federal e estadual, na construção de uma política de educação que promova acesso e excelência no ensino público”, enfatizou.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância da parceria. “A parceria entre as instituições de ensino é de extrema importância para que todos os maranhenses possam ter acesso a um ensino de qualidade. A Ufma não medirá esforços no sentido de colaborar na formação docente de todos os profissionais que fazem a educação no Estado”, ressaltou.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Já o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Por meio dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *