São Luís e o projeto da cidade virar um Jardim

A Prefeitura de São Luís está avançando na mobilização da sociedade para adesão ao macroprograma “São Luís, Cidade Jardim”, idealizado pela gestão do prefeito Edivaldo para transformar os espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. A iniciativa está sendo abraçada por empresas privadas e diversos segmentos da sociedade em geral.

“O programa vem exatamente com a proposta de promover iniciativas que melhorem os aspectos ambientais e paisagísticos da nossa cidade e estimulem nos moradores o espírito de pertencimento a São Luís. Essas ações terão um impacto positivo na qualidade de vida da população, uma prioridade de governo do prefeito Edivaldo”, explica o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luís Carlos Borralho.

No eixo Jardim da Minha Empresa, foram fechadas novas parcerias. A Escola Crescimento adotará a rotatória da Avenida do Vale, obra que deverá ser executada nos meses de janeiro e fevereiro 2015, conforme planejamento da escola. A empresa de educação infantil Creche e Aparece, localizada na Avenida São Carlos também aderiu ao programa e iniciou o processo de adoção da rotatória do Olho d’Água. As obras já foram iniciadas e devem ser concluídas até o final da primeira quinzena de janeiro.

Outro novo parceiro do programa é o Restaurante Cabana do Sol, que adotou o canteiro triangular entre a Avenida dos Holandeses e a Rua João Damasceno, no Farol de São Marcos, via de acesso ao estabelecimento. O projeto contemplou a reposição do gramado, implantação de palmeiras ornamentais, espécies herbácias com padrões de cores variadas e a recuperação do meio fio já existente.

CIDADE JARDIM

O São Luís Cidade Jardim se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa. O objetivo é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. Além disso, o programa trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, canteiros, entre outros espaços públicos.

2 thoughts on “São Luís e o projeto da cidade virar um Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *