O Partido Socialismo e Liberdade está sob novo comando no Maranhão. Após as eleições deste ano, o então presidente Haroldo Sabóia pediu afastamento do cargo por conta de questões pessoais, dessa forma o médico e professor universitário Antônio Gonçalves, assumiu a presidência do PSOL no Maranhão.

Gonçalves fica a frente do partido até outubro de 2015, quando encerra o mandato da atual gestão e ocorrerá eleição para escolha de um novo presidente para o diretório estadual.

O professor universitário que também hoje é presidente da APRUMA (Associação dos Professores Universitários da UFMA), diz que sua principal missão será ampliar o quadro de filiados, porém com nomes qualificados, principalmente aqueles que militam hoje na esquerda e estão descontentes com a postura dos partidos, principalmente o PT.

Antônio Gonçalves revelou também que apesar de estar longe da eleição de 2016, o partido já começa a discutir a sucessão municipal e o nome de Luís Pedrosa está sendo muito bem cotado para a disputa, uma vez que o advogado atingiu a marca de quase 5% dos votos para governador dentro de São Luís, um número semelhante ao alcançado pelo ex-prefeito Tadeu Palácio (PPS) na última disputa para prefeito em 2012.

Inclusive o diálogo está sendo novamente aberto com partidos que estão na linha esquerda, preferencialmente o PSTU e PCB.

No entanto, o PSOL tem antes uma batalha também importante, a disputa pela reitoria da Universidade Federal do Maranhão. Apesar de não falar no assunto, o partido vem se articulando para lançar um nome para a disputa. Uma possível candidatura de Antônio Gonçalves já está descartada, pois como presidente da APRUMA e do PSOL, não cairia bem diante da comunidade acadêmica. Outras alternativas estão sendo buscadas.

Difícil prever se o PSOL vai obter sucesso nessas empreitadas, mas o partido ganha qualidade no seu novo comando, uma vez que Antônio Gonçalves é um profissional qualificado, médico reconhecido, tem o diálogo aberto e tem o nome mais leve que o seu antecessor. O médico foi candidato a vereador em 2012 e foi o mais bem votado da legenda, obtendo 1297 votos, no entanto ficou bem distante da vaga de vereador de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *