Edivaldo inaugura Cozinha Escola Comunitária

O prefeito Edivaldo inaugurou na manhã desta terça-feira (16) a primeira Cozinha Escola Comunitária da capital maranhense, no bairro Vila Cascavel. Ele explicou que além de oferecer refeições a baixo custo para a comunidade do bairro e adjacências, a Cozinha também oferecerá à comunidade capacitações na área de gastronomia, visando à inclusão no mercado de trabalho.

“Estamos inaugurando a primeira cozinha comunitária de São Luís, onde serão servidas cerca de 200 refeições ao dia, e cerca de 4 mil ao mês. Vamos não apenas servir as refeições, mas também oferecer à população cursos de gastronomia. Ou seja, será um espaço que vai envolver toda a comunidade”, anunciou o prefeito.

Edivaldo ressaltou a preocupação da administração municipal em garantir alimentação de qualidade e acessível à população em situação de vulnerabilidade social. Por isso, os beneficiários do Programa Bolsa Família pagarão somente o preço simbólico de R$ 1. Já idosos, crianças com risco nutricional e pessoas em situação de rua serão cadastradas na Cozinha Escola Comunitária e, de posse de uma carteira, poderão almoçar gratuitamente.

O serviço será coordenado através da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) responsável pela gestão da política municipal de combate à vulnerabilidade alimentar em São Luís. Segundo a titular da Semsa, Fatima Ribeiro, o prefeito Edivaldo não mediu esforços para reestruturar o equipamento, que foi construído há sete anos, mas foi abandonado e nunca chegou a funcionar.

“O sentimento é de dever cumprindo, de compromisso com a comunidade local e com a determinação do prefeito Edivaldo de trabalhar mais e melhor por quem mais precisa. É o primeiro equipamento de segurança alimentar que nós entregamos e é um marco da gestão”, informou Fatima Ribeiro.


A Cozinha funciona de acordo com o que preconiza o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que é atender pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“Para efetivação desse atendimento preferencial, a Semcas faz o encaminhamento do público prioritário atendido pelos Cras. A parceria da Semsa com a Semcas se estende também ao nosso encaminhamento das pessoas em situação de rua”, relatou a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande.

Maria Donata é líder comunitária da Vila Vitória, bairro próximo a Vila Cascavel, e está satisfeita com o espaço inaugurado pela Prefeitura. “A gente sabe que é uma comunidade carente, então é um grande privilégio poder se fazer presente, almoçar e participar dos cursos”, afirmou Maria Donata.

Com o intuito de atender às populações em situação de pobreza e extrema pobreza, estes equipamentos são instalados em regiões socialmente vulneráveis, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As Cozinhas Comunitárias integram a estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza, buscam potencializar a articulação com outras políticas sociais relevantes para o alcance dessa população mais vulnerável.

Estiveram presentes no evento os vereadores Batista Matos (PPS) e Vieira Lima (PPS); o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; e a diretora da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), Maria Eugênia Salles Branco de Almeida.

1 thought on “Edivaldo inaugura Cozinha Escola Comunitária

  1. A população local terá mais essa oportunidade de inclusão no mercado de trabalho com esses novos cursos de capacitação. Obrigada pela atitude, prefeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *