Carlos Brandão renuncia mandato e Telma Pinheiro assume vaga de deputada federal

Eleito vice-governador do Maranhão na chapa de Flávio Dino (PCdoB), Carlos Brandão (PSDB) renunciou formalmente ao seu mandato de deputado federal nesta segunda-feira (29), em Brasília.

Quem assumirá a cadeira na Câmara Federal em 1º de janeiro de 2015 é a sua suplente, a tucana Telma Pinheiro. “Encerro minha atuação de deputado federal certo de que cumpri a minha missão. A expectativa para o novo ciclo de minha vida política, que se iniciará oficialmente a partir do próximo ano, é a melhor possível. Pretendo me dedicar cada vez mais ao povo maranhense, honrando a confiança a mim depositada”, analisou Brandão.

Quem é o vice de Flávio Dino – Carlos Brandão, vice-governador diplomado, presidente do diretório estadual do PSDB-MA, é natural de Colinas (MA) e possui formação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Iniciou sua vida pública nos anos noventa, como assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura.

Nesse período, o parlamentar assumiu também o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e a chefia de gabinete do vice-governador; seguidos da função de secretário de Estado de Articulação Política e de secretário chefe do gabinete do governador.

A sua atuação de destaque em cargos públicos o promoveu a chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, em 2002.

Em 2006, Carlos Brandão disputou sua primeira eleição para cargos de deputado federal, sendo eleito com quase 135 mil votos em 214 dos 217 municípios maranhenses.

Durante os seus dois mandatos, foi um dos poucos parlamentares maranhenses a liderar “o Ranking do Progresso” – pesquisa promovida pela revista Veja – alcançando sempre posições de destaque.

Em sua carreira de deputado federal, Carlos Brandão já conquistou a aprovação de projetos ricos em significado cultural, a exemplo do Dia do Vaqueiro Nordestino e do Dia Nacional do Bumba-meu-Boi, marcados no calendário nacional.

É dele, também, a criação da proposta encaminhada ao Ministério da Saúde que hoje inclui a participação de médicos veterinários no programa do Governo Federal Saúde da Família. A portaria publicada pelo Ministério garante a inclusão destes profissionais da saúde na prevenção de vigilância epidemiológica em todo o território brasileiro.

Outro carro-chefe do trabalho do deputado Carlos Brandão tem sido os impactantes resultados da Lei nº 12.196/2010, de sua autoria, voltada para o combate à pobreza e às desigualdades sociais em nosso estado.

A partir desta data, outros 114 municípios maranhenses foram habilitados a receber recursos que, antes, chegavam a apenas 36 cidades atendidas por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf.

Graças a esta inclusão, o valor investido para o Maranhão cresceu de 30 milhões para 530 milhões de reais; o que significa, na prática, que a população maranhense de mais de 150 municípios atendidos pela Codevasf, recebe benefícios destinados à infraestrutura, produção agrícola, novas tecnologias de plantio, capacitações técnicas, educação ambiental, saneamento básico, estradas vicinais, mercado do produtor, açudes, cisternas, diques (da Baixada), poços artesianos e kits de irrigação e de apicultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *