1575 homens atendidos durante o Novembro Azul no HUUFMA

O Mutirão promovido pelo Hospital Universitário da UFMA durante o “Novembro Azul” superou todas as expectativas. Em três semanas de atendimento, 1.575 homens foram consultados no Serviço de Urologia onde tiveram a oportunidade de realizar os exames de toque retal e do exame de PSA (uma enzima glicoproteínacom algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do carcinoma da próstata). A equipe dividiu-se em escalas com o objetivo de alertar os homens para os perigos que o câncer de próstata oferece reforçando a importância da prevenção como a melhor ferramenta de combate.

Dando continuidade a esses atendimentos, o Serviço está na fase de agendamento dos retornos de todos os pacientes do mutirão, para que seja feito o acompanhamento adequado daqueles em que forem confirmados os diagnósticos. Ainda não há números em relação a isso, tendo em vista que os retornos iniciaram essa semana, se estendendo, portanto, para o restante do mês de dezembro.

Paralelo a isso, outras atividades foram realizadas para evidenciar o mês que reforça a importância do cuidado e da prevenção voltada para a saúde masculina, focada no câncer de próstata. Foram elas: iluminação azul das Unidades do HUUFMA, Materno Infantil (UMI), Presidente Dutra (UPD) e também do prédio anexo onde funciona o Serviço de Urologia, assim como, uma ação de sensibilização com a presença de estudantes e profissionais em um shopping da capital, no qual foram distribuídos laços- símbolo da campanha e folders informativos. O mês foi marcado também por palestras de conscientização realizadas pelos urologistas do HUUFMA em algumas empresas de São Luís.

Com o objetivo de combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos, o hospital trouxe como tema este ano “Seu médico quer ter um dedo de prosa com você. Um toque pela vida!”.

A superintendente do HUUFMA, Joyce Santos Lages, parabenizou toda a equipe do Serviço de Urologia pelo empenho durante todos esses dias para que o mutirão tivesse um grande número de atendimentos, sem perder a qualidade da assistência que o hospital sempre se dispôs a oferecer.

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *