Governo participa da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia em Zé Doca

Representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e da Unidade Regional de Educação (URE- Zé Doca) participaram da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia de Zé Doca que teve como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A ação, que no município é coordenada pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), teve início na quarta-feira (29) com a solenidade de abertura que aconteceu no campus do IFMA.

“A Semana de Ciência e Tecnologia é muito importante para o Sistema Cientifico do Maranhão porque é um momento de dialogo direto com a sociedade. Fizemos este evento em São Luís e reunimos cerca de 50 mil pessoas, e em Imperatriz foram mais de 2 mil visitações por dia do evento. Por isso, saudamos positivamente esta iniciativa aqui”, ressaltou o pró-reitor de Ensino da Univima, José de Ribamar Araújo.

Participaram ainda da solenidade abertura da Semana, a coordenadora geral do evento, a professora Luzilene Sousa Rosas e a gestora da Unidade Regional de Educação (URE Zé Doca), a professora Florência Matos Cutrim.

O IFMA de Zé Doca abrange 18 municípios da Região e tem cerca de 1.200 alunos divididos em cursos técnicos, tecnólogos e de graduação. A programação da 3 ª Semana de Ciência e Tecnologia contou com mostra cientifica, atrações culturais e o planetário móvel. “Procuramos fazer uma programação bem diversificada, para todas as idades. Mas, sem dúvidas a programação lúdica que desperta grande interesse é o planetário móvel cedido a nós pela Sectec. Este evento entrou para o calendário da Região. Por isso, agradecemos o apoio do Governo do Estado que desde a primeira edição apoiou este evento”, comentou a diretora geral do IFMA Zé Doca, Davina Camelo Chaves.

Na tarde da quinta-feira (30) mais de 50 stands expostos na praça do Viva de Zé Doca levaram os resultados de pesquisas dos alunos do IFMA à comunidade que mais uma vez aprovou a ideia. A visitação deste ano superou a de 2013, e teve um público estimado de 3 mil pessoas. “Gostei muito de aprender química de uma forma diferente, se fosse assim em sala de aula, seria muito mais interessante”, disse a estudante do 9 º ano, Daniele Feitosa.

Através do fortalecimento do sistema científico formado pela Sectec, Univima, Uema e Fapema, o governo estadual tem se mostrado sensível e alinhado à política nacional de ciência e tecnologia. “O Governo do Maranhão têm ações contínuas que evidenciam o compromisso com o desenvolvimento da ciência e tecnologia para a promoção da melhoria da qualidade de vida. Um grande sinal é que a governadora Roseana instituiu no Maranhão, a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, assim, este evento entra para o calendário oficial do Maranhão”, esclareceu o pró-reitor de Ensino da Univima.

Durante o evento foram distribuídos materiais de divulgação das ações realizadas pela Sectec e parceiros nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Uma das ações que mais chamaram a atenção do público foi o programa “Maranhão com Ciência”. Os futuros educadores do município se mostraram entusiasmados com o Programa. “A nossa maior dificuldade no ensino da química é despertar o interesse do aluno e um programa como este possibilitaria não só o despertar para o interesse em sala de aula, mas, também iria estimulá-los à produção científica”, ponderou o acadêmico do 8º período de Licenciatura em Química, Eduardo Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *