Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Roberto Rocha analisa que abstenção favorece Aécio Neves

25 de outubro de 2014 : 15:18
A um dia das eleições presidenciais, o senador eleito do Maranhão, Roberto Rocha, analisou o panorama da corrida presidência entre a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT), e o senador Aécio Neves (PSDB). Para ele, a abstenção, que já foi grande no primeiro turno, vai beneficiar
o candidato tucano nesta segunda etapa das eleições.

Segundo Roberto Rocha, a abstenção já foi elevada no primeiro turno, quando o cenário foi de 19,5% de não votantes, ou seja, 27,7 milhões de eleitores, quase os votos totais da terceira colocada no pleito, Marina Silva, que obteve 21%. “O segundo turno tem uma abstenção ainda maior, pela ausência dos candidatos a deputado”, analisou.

O senador eleito pelo Maranhão destacou que esse cenário é favorável a Aécio Neves, já que a abstenção, sobretudo no segundo turno das eleições, costuma ser maior nas regiões Norte e Nordeste, principal reduto eleitoral de Dilma Rousseff. “Essa abstenção é ainda maior onde não tem segundo turno para governador, como é o caso do Piauí, Pernambuco, Maranhão e Bahia, exatamente os lugares onde Dilma teve mais votos que Aécio”, observou Roberto Rocha.

Ele examinou também que a abstenção costuma ser maior em regiões mais pobres e exemplifica que isso explica porque as últimas pesquisas em 2002, 2006 e 2010 e o primeiro turno de 2014, do Ibope e Datafolha, erraram além da margem de erro em favor do PT e desfavor do PSDB. “Não é má fé destes institutos, eles simplesmente não tem como medir a abstenção”.

Desta forma, Roberto Rocha acredita que a atual conjuntura é mais favorável para o candidato tucano do que para a petista, e crê que Aécio Neves será o próximo presidente do Brasil. “Sendo assim, creio que Aécio vence com pelo menos 3%”, completou.

Outro fator destacado pelo senador é a economia. Segundo ele, o tema vem sendo preponderante na história das eleições.

Um comentário em “Roberto Rocha analisa que abstenção favorece Aécio Neves”

  1. Emerson Ivan

    6 anos atrás  

    O presidente Aécio terá muito trabalho para colocar o país novamente no rumo porque o pt e seus seguidores saquearon o Brasil e trataram o povo realmente como apenas um detalhe. Parabéns Aécio continue sendo honrado, firme e lembre que o SENHOR JESUS CRISTO sempre estará disposto a ajudar. Coloque DEUS no início e o final dará certo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>