Prefeitura prepara implantação do sistema de biometria facial

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou a implantação do sistema de biometria facial. A identificação do rosto dos passageiros é uma das armas contra fraudes no transporte coletivo. O sistema está em fase de teste. Nesta etapa, foram identificados mais de cinco mil cartões de gratuidade ou de meia-passagem utilizados de forma irregular.

O sistema é acionado quando o passageiro aproxima o cartão na máquina para liberar a catraca. Nesse instante, a câmera efetua o registro de três imagens do rosto do usuário que pretende usufruir do benefício. Em tempo real, as fotografias são enviadas para o banco de dados da SMTT, no qual ocorre a comparação entre a face de quem está de posse do cartão com a de quem aparece no cadastro do sistema.

Após o processo, que tem duração de aproximadamente 40 minutos, é fornecido um relatório. São cruzadas informações entre as imagens registradas do passageiro e do titular do cartão e, caso seja confirmada a fraude, o cartão é bloqueado. Para efetuar o desbloqueio, o titular do benefício deverá se dirigir ao Terminal de Integração da Praia Grande e regularizar a situação.

O trabalho para a implantação da biometria em todo o sistema de transporte coletivo está sendo desenvolvido pela SMTT em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transportes (SET). Os testes estão sendo realizados em linhas que circulam na área Itaqui-Bacanga, eleita como amostragem devido ao alto índice de fraudes registradas a partir de levantamentos da SMTT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *