Helena Duailibe anuncia aumento de 10% no salário de agentes comunitários de São Luís

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), realizou na manhã de sexta-feira (3), na sede da Fetiema, no Centro, o “Encontro dos Agentes Comunitários: com a Semus rumo à profissionalização”. O objetivo do evento foi fortalecer a atenção básica na rede de saúde municipal, uma prioridade de governo na gestão do prefeito Edivaldo.

Durante o encontro, a titular da Semus, Helena Duailibe, anunciou uma série de medidas para valorização e melhoria do trabalho desenvolvido pelos servidores. “Foi uma recomendação expressa do prefeito Edivaldo, que queria estar aqui hoje. Ele mandou um recado para vocês: os agentes são de fundamental importância para essa gestão e vamos oportunizar melhores condições de trabalho e possibilidades de crescimento em suas carreiras”, declarou.

Na ocasião, a secretaria comunicou o reconhecimento oficial dos trabalhadores como técnicos e agentes comunitários com a efetivação do Plano de Cargos e Carreiras da categoria. Também foi anunciada a realização de curso técnico para a capacitação destes profissionais. Segundo a secretária, as inscrições deverão estar à disposição dos interessados na próxima semana.

A secretária destacou ainda a elevação de 10% nos atuais vencimentos dos agentes comunitários, com base no valor mensal de incentivo à categoria, estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), que é de R$ 1.014. Ela lembrou outras ações já anunciadas pelo Município como a autorização do prefeito Edivaldo para processo seletivo de contratação de 551 profissionais, sendo 354 vagas para agentes comunitários e mais 197 para agentes de endemias e combate à dengue.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Sérgio Guttemberg, agradeceu o apoio da Prefeitura de São Luís à categoria. “O que está ocorrendo aqui hoje é algo histórico. Poucas vezes vimos uma gestão tão empenhada em ajudar uma categoria, como a do prefeito Edivaldo e da secretária Helena”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *