Aberta Semana nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

A secretária-chefe da Casa Civil, Ana Graziella Neiva Costa, representando a governadora Roseana Sarney, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Costa, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra, abriram oficialmente, na tarde desta segunda-feira (13), na área externa do São Luís Shopping, a edição 2014 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da V Mostra Científica do Maranhão, eventos serão realizados até o dia 18 de outubro. O tema deste ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A programação acontece também paralelamente em 18 cidades do interior maranhense.

“O Governo do Estado sente-se orgulhoso em realizar um evento dessa natureza e, ainda mais, trazendo um tema tão importante para a sociedade atual como a sustentabilidade, visando o desenvolvimento social. Nós esperamos que o público venha prestigiar essa iniciativa, que acontece também em outras capitais do Brasil”, disse Ana Graziella Neiva Costa.

São sessenta estandes espalhados em uma área de 4 mil metros quadrados, formando a Cidade da Ciência. De acordo com Rosane Guerra, a expectativa é que a edição deste ano supere a do ano passado em termos de público. Ela salientou que isto já está acontecendo em relação ao número de trabalhos inscritos, os quais somam 800. “O Maranhão ocupa um lugar de destaque no ranking de projetos inscritos e pretendemos avançar ainda mais”, disse Rosane Guerra.

Para o secretário José Costa, um dos objetivos principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da V Mostra Científica do Maranhão é popularizar o interesse das pessoas pelo estudo da ciência. “O Governo do Estado concentrou esforços para realizar este evento e está trazendo uma temática pouco explorada, o que se trata de um diferencial”, destacou.

A programação inclui sessões de planetários, jogos virtuais, palestras, minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e exposição de projetos inovadores. A solenidade de abertura reuniu também reitores, pró-reitores, professores, pesquisadores, secretários de Estado e estudantes. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e pela Fapema.

Ano passado, mais de 36 mil pessoas visitaram a Cidade da Ciência, espaço onde acontecem as atividades e onde estão montados estandes dos parceiros. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o País. A programação completa do evento está disponível para consulta no site da Fapema (www.fapema.br).

Mais

As inscrições para os interessados em participar das atividades (que dão direito a certificado) podem ser feitas no local. Todas as modalidades de participação são gratuitas e as escolas interessadas em agendar visita podem encaminhar email para [email protected] ou ligar para o telefone 2109-1433.

Entre as instituições que participam do evento e que terão estande na Cidade da Ciência estão a UFMA, Uema, Estácio, Ceuma, Facam, Pitagoras, Ifma, Cest, Univima, Instituto Florence, Colégio Militar 2º de Julho, Colégio Militar Tiradentes, Sebrae, Senai, Icrim, Embrapa, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaspar Dutra, secretarias de Estado, entre elas, a de Igualdade Racial, Cultura, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *