Centro cirúrgico do HUUFMA é reinaugurado após reforma e adequação

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) inaugurou, nesta terça-feira, em evento solene, a reforma e adequação centro cirúrgico da Unidade Presidente Dutra. Além da ampliação de salas, de sete para nove, o centro foi reforçado com um aporte de mais 20 profissionais e a aquisição de 44 equipamentos modernos.

O HUUFMA conta atualmente com 38 médicos residentes da área de cirurgia e 80 cirurgiões no seu quadro. É referência em cirurgias de grande complexidade no Maranhão. Operava, anteriormente, 400 cirurgias por mês, número que pode dobrar com a reforma. Segundo a técnica de enfermagem do centro cirúrgico adulto, Aíza Almeida, todas as nove salas são preparadas para executar operações de alta complexidade desde uma neurocirurgia a uma cirurgia geral.

Ela também afirma que a preocupação não foi somente com o quantitativo, foi igualmente com o qualitativo ao modernizar as técnicas operacionais com aparelhos de última geração. Foram adquiridas novas torres de vídeo cirurgia, novo aparelho de escopia, duplicação de aparelhos de anestesia e bisturi elétrico, arsenal de instrumentos seguros e mais monitores cardíacos. Outra inovação é a execução da prostatectomia a laser, que acelera a recuperação e diminui os riscos ao paciente.

A reforma, que aconteceu em apenas 15 dias para não prejudicar as atividades do centro, foi um esforço coletivo, segundo a superintendente do hospital, Joyce Lages. Ela ressaltou que percebia, por parte da equipe, uma disposição de fazer o melhor possível para cumprir todos os prazos e que se sente honrada em liderar um grupo tão comprometido.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, se fez presente no evento e admitiu que foi uma exigência dele a cerimônia, pois desejava contemplar o esforço e o emprenho da equipe do HUUFMA e prestar contas perante a sociedade do investimento do dinheiro público aplicado ao aprimoramento da saúde. O diferencial do Hospital é ser também um campo de ensino, um espaço de desenvolvimento do conhecimento científico e que constitui a formação dos futuros médicos.

A reforma ocorreu para certificar ainda mais a segurança em todo procedimento cirúrgico, evitando erros operacionais. Para a Secretária Adjunta de Ações e Serviços de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) esteve no evento e disse que é uma maneira da Secretaria e da Prefeitura de afirmar que apoia ações como esta que pretendem enriquecer a área da saúde no Estado e de se colocar como parceira do HUUFMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *