“A população tem recebido de forma calorosa o Lobão Filho”, diz Márcio Coutinho

O Imparcial

Considerado um dos homens de confiança do candidato ao governo Lobão Filho (PMDB), o advogado Márcio Coutinho recebeu a missão de ser um dos coordenadores da campanha do peemedebista. Em entrevista exclusiva ao jornal O Imparcial, ele fala sobre as estratégias que serão tomadas ao longo da caminhada política e sobre as primeiras impressões das atividades do peemedebista pelo interior.


Ele enaltece a força do grupo político do qual faz parte e diz que o grupo adversário está querendo ganhar a eleição por “WO”, essa atitude pode acabar sendo considerada autoritária e antidemocrática, de acordo com Márcio Coutinho.

Confira na íntegra a entrevista:

O IMPARCIAL – Márcio a campanha do Lobão Filho foi iniciada esta semana. Por que essa decisão de adiar por quase duas a ida dele as ruas?
Márcio Coutinho – Em verdade nós adiamos uma semana. Precisávamos primeiro preencher os pré-requisitos legais. Registro de candidatura, CNPJ e aquisição do material que será utilizado ao longo dos próximos meses. Toda a estrutura de campanha só sai depois do CNPJ e só agora conseguimos resolver esse problema.

O Lobão Filho anunciou que sua campanha será marcada pela inovação. O senhor pode nos detalhar como funcionará isso?
A pré-campanha nos indicou um fato. Quando Lobão Filho mostra suas ideias, o seu discurso agrada muito, por isso nossa estratégia será percorrer o máximo de municípios do nosso estado, a meta é chegar a todos, pois serão 5 cidades por dia, isso ocorrendo de quinta a domingo.

Como será a estratégia em um primeiro momento? Visitar os municípios pequenos e médios inicialmente ou fazer uma mescla?
Será uma mescla. Buscaremos as regionais, realizando caminhadas e carreatas nas cidades menores e encerraremos com um grande comício na principal cidade da região.

Existe alguma região que será priorizada? Se sim, por qual motivo?
Iniciamos nossa caminhada pelo sertão, isso ocorre em homenagem ao nosso vice-governador Arnaldo Melo (PMDB), que tem uma grande força na região e na cidade de Passagem Franca.

Dia após dia, a oposição tenta desqualificar a candidatura do Lobão Filho. Na sua visão por qual motivo isso ocorre?
Existe uma grande preocupação do nosso adversário com a nossa candidatura. Eles criam factoides, mentiras, através dos meios digitais e isso não é algo comum. Nós brincamos de forma interna, que parecem que eles querem ganhar a eleição por WO. Eles criam mentiras, primeiro falaram que Lobão Filho não era candidato do grupo, falaram que existiam rachas internos, depois disseram que ele estava doente e agora até processos jurídicos eles estão criando. Parece que o candidato adversário quer concorrer só e isso é típico de um candidato autoritário, que não consegue conviver num ambiente democrático e nem pode participar de um debate republicano. Nós vamos continuar firmes com nosso propósito e digo a eles: deixem o povo escolher livremente.

Em relação ao pedido de impugnação feito pelo deputado Simplício Araújo, o senhor como advogado e coordenador de campanha, o que recomenda que o senador Lobão Filho faça?
Existe um instituto no direito que é a litigância de má fé. Isso ocorre quando o advogado sabe que aquele processo não tem o menor fundamento e nem vai avançar na seara jurídica. Mas ainda assim insiste, trazendo inverdades, criando fatos e está previsto no código de processo.

O Lobão Filho possui o apoio de mais de 190 prefeitos, 32 deputados estaduais e muitas outras lideranças políticas. Como está a relação com esse grupo? Existe unidade?
A unidade é perfeita. Nosso grupo é muito forte. Temos quase 500 candidatos, entre estaduais e federais. Temos um exercito muito poderoso de mais de mil líderes com prefeitos e ex-prefeitos. É natural que exista alguma divergência em alguns momentos, mas tudo isso é resolvido internamente. Nós temos candidatos muitos qualificados, redutos fortes, o que o senhor aumenta a qualidade do nosso grupo. Nossa relação que já é muito boa só vai melhorar ao longo da campanha.

O grupo adversário do Lobão Filho gosta de afirmar que o candidato não possui plano de governo. O senhor como coordenador pode elencar quais serão as prioridades do senador em um eventual governo?
O Lobão Filho não tem só um plano de governo, mas uma filosofia de governo. O plano de governo é aquele material que se bota no papel e pode ser escrito de forma rebuscada, porém mais do que esse papel bonito que possa ser apresentado, Lobão Filho tem uma filosofia. Primeiro, não fugir do básico, ele precisa cuidar da educação, saúde, segurança, infraestrutura, mas ele quer focar o governo dele na geração de renda. Lobão quer estimular a vinda de fábricas para o Maranhão, prestigiando a vocação local, mas estimula que o empreendedor fixe em nosso estado. Nós vamos valorizar as riquezas do nosso estado, o que vai aumentar e distribui renda para os maranhense.

Após esses primeiros dias de campanha. Como vocês receberam o retorno da população? Qual é o sentimento que impera?
Primeira coisa: a aceitação. A população tem recebido de forma calorosa o Lobão Filho. Já é possível identifica-lo como um líder político. O nosso adversário está há quatro anos fazendo campanha pelo nosso estado e mesmo assim ainda não conquistou o eleitorado. O Lobão Filho é diferente. Vem crescendo nas pesquisas e apelo popular. Isto ocorre, pois ele representa a renovação. Ele tá preparado para fazer a verdadeira revolução do bem no Maranhão.

O que diferencia o grupo do Lobão Filho para os dos seus adversários?
Vou polarizar esta resposta, reduzindo para os dois principais candidatos. O grupo Lobão Filho é bem grande, está presente em todo estado, consegue agregar três a quatro alas que brigam dentro dos municípios. É um grupo que tem história, passado, discurso, tem o que dizer, que já fez muito, tem grandes líderes como o ministro Edison Lobão. Nomes como o senador José Sarney, ele é outra grande referência com prestígio e força política. Temos o João Alberto, Roseana Sarney, Gastão Vieira, Arnaldo Melo e tantos outros. Nós temos um grupo do bem, preparado e de pessoas bem intencionadas. Tudo isso, o outro grupo não tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *