Zé Luís Lago será o único candidato ao governo no Maranhão a conceder espaço para as mulheres em sua chapa

Pela primeira vez em 20 anos, nenhuma mulher vai disputar o cargo de governadora ou senadora no Maranhão. É bem verdade que essa representação ficou resumida a somente uma mulher, Roseana Sarney (PMDB). Ela foi a única a participar de todas as disputas estaduais, desde 1994, revezando entre governo e Senado. Porém outras se aventuraram também, caso de Terezinha Rêgo em 2002, Nazaré Collins em 2006 e Claudicea Durans em 2010. Porém, desta vez nenhuma marcará presença, até para ocupar espaço na vaga de vice está difícil, até o momento, somente Zé Luís Lago (PPL), deu espaço para as mulheres.

Cristina Jansen, única mulher na disputa
majoritária até o momento
Cristiana Jansen é até o momento a única mulher na disputa de chapas majoritárias. Ela foi escolhida para ser candidata a vice-governadora de Zé Luís Lago. Advogada e candidata a deputada estadual em 2010 pelo PTC, a representante feminina dará um colorido especial na candidatura nanica.

Zé Luís Lago e Cristiana Jansen tentarão quebrar a polarização entre Flávio Dino (PCdoB) e Lobão Filho (PMDB). Vale lembrar que todos os dois pré-candidatos não vão ter mulheres como vice. Em 2010, Flávio optou por Miosótis Lúcio (PSDB), esse ano ele ainda queria Rosangela Curado (PDT), mas por questões estratégias, Carlos Brandão (PMDB), foi escolhido. Já na pré-candidatura governista, nenhuma mulher chegou a ser especulada para o cargo.

PSTU, PSOL e PCB não devem ter mulheres em suas composições. O PSOL já escolheu Luís Pedrosa (governador), Ovídio Neto (vice) e Haroldo Sabóia (senador). O PSTU, Saulo Arcangeli  (governador) e Marcos Silva (senador). O PCB deve ficar entre Joberval Bertoldo e Josivaldo Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *