UFMA ganhará pista de atletismo de padrão internacional

A prática do atletismo no Maranhão ganhará um grande impulso com a inauguração da nova pista da Universidade Federal do Maranhão. Projetada para ser a maior do Estado, de padrão internacional e em fase de finalização, a obra recebeu a visita do secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser Gonçalves, na última sexta feira, 30. Durante a visita, o secretário destacou o avanço das obras ao compará-la com outras de Instituições de Ensino Superior do País, que também receberam investimentos semelhantes.


Com quatrocentos metros de comprimento e dez de largura, a pista de atletismo da UFMA teve financiamento de seis milhões do Ministério do Esporte e faz parte de um conjunto de obras que correspondem ao legado que os Jogos Olímpicos de 2016 pretendem deixar na infraestrutura do esporte brasileiro. O dirigente do Ministério do Esporte considerou a pista como o passaporte para a descoberta de grandes talentos no atletismo maranhense e em outras modalidades. “Com essa pista, pode-se fazer um desenvolvimento de base e dar ao Maranhão e a todo norte e nordeste do Brasil, outra condição na área esportiva, pois os talentos que estão aqui no Estado precisam somente de uma chance para desenvolver o seu potencial. É uma obra de alta qualidade, capaz de abrigar qualquer competição nacional e internacional”, atestou Leyser. Assim que estiver concluída, dentro de, no máximo, dois meses, será inaugurada pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Acompanhados pelo reitor Natalino Salgado, representantes do poder público, entidades e federações esportivas conferiram de perto o andamento da obra. O presidente da Federação Atlética do Maranhão, Márcio Miguens, ressaltou o estímulo que a UFMA dá ao esporte maranhense. “Vamos descobrir grandes atletas maranhenses para competirem e treinarem aqui”, disse.

O reitor Natalino Salgado afirmou que os investimentos, tanto do Ministério da Educação quanto do Ministério do Esporte, modificaram de forma positiva a realidade do esporte na Instituição e a pista de atletismo é um desses exemplos. “Aliada às demais estruturas com as quais já contamos na UFMA, a obra é um grande incentivo à pratica de modalidades desportivas. O curso de educação física também ganhará com o novo mestrado, já em análise pela CAPES, assim como com a implantação do bacharelado em Educação Física, que vai formar profissionais empenhados em desenvolver atletas de alto rendimento no Maranhão”, afirmou.

A pista de atletismo possui formato de meia-lua, pistas com caixas de areia para saltos à distância e triplo. Para que suas obras sejam finalizadas aguarda apenas o término da instalação do seu piso. De acordo com o coordenador do curso de Educação Física e docente responsável pela disciplina de atletismo na graduação, Alex Bezerra, a pista é um sonho realizado. “A antiga, de granito, era uma referência para a comunidade de São Luís e do Maranhão, já que muitas competições aconteciam nela. Agora, com essa nova pista que possui padrões Internacionais, os benefícios são incontáveis, até mesmo porque poderemos registrar os recordes dos atletas”, comemora.

Convidados pela UFMA, também prestigiaram a visita à pista a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Denise Martins de Araújo; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Clineu Coelho Filho e a jogadora de basquete Iziane Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *