Natalino Salgado entrega mais de 500 livros para a comunidade do Sá Viana

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, doou mais de 500 livros entre literatura e história maranhense do seu próprio acervo para a Biblioteca Antônio Vieira, localizada na Associação dos Moradores do Sá Viana. O líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do Sá Viana, Alex Kenned Rodrigues, enfatizou que, pela primeira vez, a UFMA tem um reitor visionário, empreendedor do conhecimento e humano, preocupado com as causas sociais. “A Universidade tem dado a devida atenção às comunidades do Sá Viana e do Jambeiro oferecendo projetos e pesquisas que beneficiam nossa comunidade e, isso pode ser demonstrado com a doação de mais de 500 livros para a biblioteca da união dos moradores que servirão de pesquisa e leitura para todas as idades”, afirmou.

Para o reitor Natalino Salgado, o objetivo da doação destas obras é para incentivar a comunidade para o hábito da leitura, garantir acessibilidade para todos à cultura e servir de fonte de pesquisa sobre a vida e a obra de autores literários nacionais. Além da entrega deste acervo o reitor, acompanhado do prefeito de Campus, Guilherme Abreu, do Engenheiro César Braga, do Diretor do Departamento de Planejamento, João de Deus e dos representantes das comunidades do Itaqui-Bacanga vistoriaram as áreas que circundam a UFMA para verificar como está sendo feita a drenagem das águas das chuvas – fluxos e refluxos-, e que tem dificultado os moradores que residem nos baixios das comunidades.

Foi discutido também em, junto com a prefeitura, buscar soluções para a retirada do lixo acumulado nos bueiros e calçadas que impedem a evasão da água da chuva e arrasta o lixo para as residências dos moradores. Outra providência foi à recuperação das calçadas que estão rompidas em alguns trechos, dificultando o tráfego da comunidade e contribuindo para os altos índices de acidente na área. Na visita, o Reitor sinalizou o reparo das calçadas que ainda fazem parte dos muros da Universidade.

O presidente da associação agradeceu o apoio da Universidade, ressaltando a sensibilidade do reitor para os problemas comunitários, sobretudo, em relação à restauração do calçamento que envolve o muro da UFMA. A recuperação dos trechos deverá beneficiar os moradores das comunidades do Sá Viana e Jambeiro, além de recuperar a tubulação de esgoto no Jambeiro e a tubulação que será feita na curva que dá acesso ao Sá Viana. “A comunidade agradece a parceria com o reitor e a UFMA pelo desenvolvimento das comunidades que passam por problemas sociais sérios”, frisou Alex Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *