Sectec lança PCTI Amazônia na Assembleia Legislativa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) lançou, nesta quarta-feira (11), em audiência pública presidida pela deputada Francisca Primo (PT) o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI Amazônia). O evento aconteceu no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, e reuniu reitores de universidades, pesquisadores, instituições de fomento à ciência e agentes de ciência e tecnologia do Maranhão.

“Estamos dando um passo importante para o desenvolvimento do estado com o lançamento deste plano regional. Sempre, defendemos que uma das condições fundamentais para o avanço social que tanto almejamos, perpassa a ciência e a tecnologia”, ressaltou a deputada estadual, Francisca Primo.

Entre as autoridades presentes ao evento, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa; a vice-reitora da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Marise Piedade Carvalho, os secretários adjuntos da Sectec, Fernando Lima (Ensino Profissionalizante e Inclusão Social) e Osvaldo Saavedra (Ciência e Tecnologia), o reitor em exercício da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Silva Oliveira e a assessora de planejamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Márcia Maciel. Na apresentação do PCTI Amazônia, José Costa destacou a importância do plano que irá nortear a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia Legal.

É um momento particular este que passa o Maranhão. Além de lançarmos o PCTI Amazônia, importante elemento para a consolidação do sistema cientifico local. O nosso estado é o único dentre os que compõem a Amazônia Legal que nos últimos três anos triplicou a quantidade de investimentos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Isto demonstra o compromisso da governadora Roseana com o desenvolvimento programado e sustentável do Estado”, comentou.

José Costa antecipou que nas próximas semanas, a Sectec estará interiorizando suas ações, “estaremos, a partir do dia 26, percorrendo cinco regiões do Maranhão, tratando do Programa Maranhão com Ciência e das políticas públicas para a ciência, a tecnologia e a inovação; e desta forma, sensibilizar os gestores e agentes maranhenses para a necessidade de construirmos de forma participativa o Plano de Ciência Tecnologia e Inovação do Maranhão”, informou o secretário.

PCTI Amazônia

O PCTI foi concluído em dezembro de 2013 e agora se encontra em fase de divulgação assim como em processo de apropriação pelos estados da Região Norte. O documento foi elaborado a partir da interação sistêmica entre atores e instituições relevantes CT&I dos estados da Amazônia Legal. O objetivo do plano é mudar, nos próximos 20 anos, o cenário do desenvolvimento da região, tendo como fator motivador o aproveitamento sustentável da biodiversidade regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *