PMDB quer resolver disputa do Senado, antes da convenção estadual

Adicionar legenda

O Imparcial

A disputa pela vaga no Senado pelo grupo governista parece estar cada dia mais acirrada dentro do próprio grupo. Inicialmente, a escolha se daria exclusivamente pela viabilidade eleitoral demonstrada pelas sondagens de pesquisas de intenções de votos. Mas esse fator parece ter sido colocado em segundo plano, visto que as pesquisas divulgadas e as sondagens não divulgadas não conseguiram conseguir com que o debate avançasse dentro do PMDB, permanecendo ainda, a incerteza da escolha do pré-candidato ao Senado Federal.

O presidente do partido, o senador João Alberto, garantiu que as conversas estão acontecendo de forma plural dentro do partido, levando em conta todos os aspectos de viabilidade de cada candidato à indicação. “Está tudo sendo conversado”, disse João Alberto ao ser questionado se a escolha iria ser diretamente levada para a Convenção.

O senador disse também que essa decisão de ser levada a discussão para a Convenção será decidida de comum acordo e que só será debatida desta forma, caso não haja um acordo prévio até o dia 14 de junho. “Somente se não houver um consenso nós levaremos a questão da indicação da candidatura de senador para a Convenção, que acontece no dia 15 de junho”, afirmou.

Os pré-candidatos

Atualmente, os peemedebistas possuem dois pré-candidatos que concorrem à indicação para o Senado Federal: o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Arnaldo Melo, e o deputado federal, ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira. Gastão garante que possui apoio com mais de 60 prefeitos maranhenses, enquanto que Arnaldo Melo mede sua viabilidade pelo apoio declarado da grande maioria da base governista, o que lhe garante penetração em praticamente todos os municípios do estado.

Os dois políticos possuem pensamentos diferentes quanto à definição da discussão. Gastão acha que a decisão deve ser tomada antes da Convenção, para evitar atritos entre os companheiros de legenda. “Informo que não vou à convenção. Já avisei o meu partido que quero uma definição com antecedência, não vou disputar voto internamente com nenhum companheiro, trabalho pelo consenso. Tenho me articulado no Maranhão e em Brasília, agora cabe o PMDB uma definição”, assegurou.

Já Arnaldo Melo é favorável que se esgotem todas as possibilidades na disputa. Em conversa com a imprensa, Melo disse que a direção nacional do PMDB já foi acionada para também deliberar sobre o assunto. “A conversa sobre a indicação do meu nome e do Gastão já avançou muito. Chegou no nível de PT e PMDB nacional, envolvendo até o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Achamos que para resolver isso, o melhor é levar a disputa para a convenção do partido”, declarou.

Na opinião do deputado estadual Roberto Costa, membro da cúpula do PMDB no Maranhão, a melhor solução seria o entendimento prévio, para que a questão não chegue na Convenção. “Sou favorável que cheguemos logo a um entendimento, antes de ir para a Convenção, para evitar desgaste e dar tempo para que o escolhido consiga construir e solidificar as alianças”, disse.

Costa destacou que vê com naturalidade a disputa entre os dois pré-candidatos e que isso não é indicador de nenhum tipo de constrangimento no grupo. “Essa disputa é muito natural, visto que temos dois pré-candidatos muito fortes e expressivos. Mas não há nenhum tipo de confronto que gere constrangimento, essa é apenas uma questão de disputa natural”, finalizou o peemedebista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *