Ministro da Educação inaugura obras e destaca avanços da UFMA

O Ministro da Educação, Henrique Paim, e o reitor Natalino Salgado inauguraram, ontem, duas obras na UFMA consideradas um marco na história da instituição: o Centro Pedagógico Paulo Freire, o mais novo complexo educacional da Universidade, e o Centro de Convenções, o maior espaço para eventos do estado. O Ministro ressaltou, na solenidade, a importância da Universidade dentro do contexto educacional do Maranhão. “A UFMA, mesmo dentro de um estado com índices educacionais preocupantes, tem se mostrado uma universidade exemplo para o país. Incentivando, colaborando e participando da formação de educadores, a Universidade contribui para o avanço do estado. A inauguração de um prédio com o nome do educador ‘Paulo Freire’ mostra o respeito com a educação no país”, exaltou.

Durante a sua passagem por São Luís, para participar da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Educação, o ministro, aliás, fez questão de destacar o papel da UFMA na melhoria da educação no estado. “A UFMA é um exemplo de inclusão da população no ensino superior, visto que a sua expansão para o interior tem melhorado o acesso dos estudantes à Universidade”, atestou para a uma atenta plateia, no Hotel Luzeiros.

De 2003 para cá, as vagas para as universidades federais foram triplicadas. A criação do Exame Nacional do Ensino Médio, segundo o Ministro, além de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) contribuíram para esse aumento no número de vagas ofertadas.

Para o reitor Natalino Salgado, a visita do ministro da educação a UFMA é um reconhecimento ao trabalho e reforça as ações desenvolvidas na Universidade. “São dois grandes centros para a comunidade acadêmica, que já estão em pleno funcionamento recebendo, inclusive, eventos importantes de cunho nacional e internacional”, disse.

Paulo Freire – O Centro Pedagógico Paulo Freire, o maior complexo educacional da Universidade Federal do Maranhão, ocupa uma área de 14 mil e 550 metros quadrados. Começou a ser construído em junho de 2009 e concluído em janeiro de 2013. O prédio está distribuído em três pavimentos, conta com 60 salas de aula para alunos do 1º ao 3º períodos de vinte cursos, um auditório central para 500 pessoas; três mini auditórios para 100 pessoas cada; um salão de exposição; restaurante; cantina; salas para coordenação e secretarias de cursos. A obra custou R$ 17 milhões, 226 mil e 827 centavos, com recursos do MEC/UFMA.

Centro de Convenções – Maior espaço de eventos do Maranhão, a obra teve início em janeiro de 2011 e término em novembro de 2013. Possui uma área de oito mil e 802 metros quadrados, com capacidade para mais de cinco mil pessoas, quatro mini auditórios, para 100 pessoas cada; cozinha industrial; cantina; salas de administração; almoxarifado; sala de som e setor administrativo. A obra custou R$ 14 milhões e 588 mil e 573 centavos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *