McDonald´s é obrigado oferecer desde 2010 prato com feijão e arroz, mas esconde dos clientes por conta do “plano de marketing”

Correio Braziliense


Combo da refeição inclui duas opções de pratos, suco ou refrigerante e uma fruta

A maioria dos clientes da rede de fast-food Mc Donald’s não sabe, mas desde 2010, todas as lanchonetes da empresa servem pratos executivos. No Brasil, a especialidade é o tradicional arroz com feijão.

O cardápio dos funcionários teve que ser modificado após eles se negarem a comer hambúrger e batata frita todos os dias. Os trabalhadores fizeram uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho que impôs que os 35.429 restaurantes dos 119 países em que a empresa atua ofereça refeições adaptadas à culinária local. O Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) exige que sejam servidas refeições completas aos trabalhadores e o cardápio deve ser estendido aos clientes, “caso seja pedido”.

O Correio foi até uma lanchonete e pediu um prato executivo. Os funcionários reagiram com estranheza, alguns até negaram o pedido do prato por não saber que ele poderia ser comercializado, até o gerente intervir e confirmar a venda.

Sempre com duas opções, o cardápio varia de acordo com o dia da semana. O gerente de uma das lojas de Brasília, Jovan Araújo, conta que uma nutricionista montou o cardápio considerando o gasto calórico dos funcionários no trabalho, em cada dia.

Sobre a venda para os clientes, Araújo disse que tem conhecimento, mas praticamente não há registro de pedidos. “Eu não vou garantir que o prato vá ser servido em três minutos, mas vai ser servido”, brincou o gerente. “Três” era bondade dele: a refeição levou exatos 28 minutos para ser servida. O prato tem cara de comida caseira, com arroz, feijão, salada e a tradicional carne de hambúrguer, aquela do cardápio.

Jovan disse que, se a demanda surgir, a empresa terá de se adaptar. “Hoje, não temos uma estrutura adequada para atender o público externo, apenas os funcionários”, disse.

Segundo a rede, os pratos não são expostos nos cardápios porque não fazem parte do “plano de marketing” da empresa, mas desde novembro de 2012 podem ser pedidos pelos clientes em qualquer uma das lojas.

Cada “feijão com arroz” do McDonald´s custa R$ 23 e só podem ser servidos em combos: refeição, suco ou refrigerante e uma fruta – maçã, banana ou laranja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *