Diretor da Petrobras, garante Refinaria Premium de Bacabeira pronta em 2018

O Imparcial


Na manhã de quinta-feira (22), uma comitiva formada pelos deputados estaduais e federais membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Controle da Câmara, vistoriaram o andamento das obras da Refinaria Premium. Segundo o diretor de abastecimento da Petrobras, José Cosenzo, de acordo com o cronograma definido pela Petrobrás, a obra deverá ser entregue no ano de 2018 e as máquinas deverão voltar a operar para a construção da refinaria somente no primeiro semestre do ano que vem.

Logo que chegaram, eles foram recepcionados pelo diretor de abastecimento da Petrobrás, José Cosenzo, que ouviu atentamente os questionamentos dos parlamentares e depois fez uma ampla explanação com o auxílio dos outros executivos presentes. Logo após os esclarecimentos, os parlamentares foram levados para ter conhecimento da parte da obra já executada, a terraplanagem de cerca de 2 mil hectares.

José Cosenzo garantiu que a finalização da terraplanagem não significa que as obras estão paralisadas e descartou qualquer vínculo político-eleitoral com o andamento do projeto. O diretor esclareceu que agora a obra passa por um processo de licitações e estudos de mercado que irão definir qual será o valor global da obra. De acordo com o cronograma definido pela Petrobrás, a obra deverá ser entregue no ano de 2018 e as máquinas deverão voltar a operar para a construção da refinaria somente no primeiro semestre do ano que vem.

O direto de abastecimento fez uma observação quanto à mudança conceitual da obra. Inicialmente, segundo ele, a Refinaria Premium tinha característica de ser essencialmente voltada para o mercado de exportação. Cosenzo pontuou que com a mudança global na economia do setor petrolífero, a Refinaria Premium teve que se adaptar, sendo pensada agora para abastecimento do mercado interno brasileiro.

Na comitiva estava: Roberto Costa (PMDB), Eliziane Gama (PPS), Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PSB) e federais, os deputados Simplício Araújo (SDD) e Domingos Dutra (SDD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *