Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Declaração de apoio do PSDB a Flávio Dino trouxe mais desvantagens do que benefícios

12 de maio de 2014 : 11:11
Expressivo tempo de televisão, nomes importantes da política maranhense e mais um presidenciável no palanque, esses elementos são as vantagens do que representa o apoio do PSDB ao PCdoB de Flávio Dino. Mas ao analisar as desvantagens é possível questionar se valeu a pena trazer os tucanos para a frente comunista.

Lideranças políticas praticamente restritas ao PSDB, durante encontro entre Aécio e Flávio Dino
Em primeiro lugar, a vinda de Aécio Neves, afastou de vez o PT da pré-candidatura oposicionista. Outros partidos também se distanciaram, caso do PDT que perdeu a vaga de vice-governador e o PSB que se viu ameaçado de perder a vaga de senador.

Isso é possível perceber de acordo com a participação de lideranças políticas no evento realizado para Aécio Neves na última sexta-feira (9), em São Luís. 

Quem participou?

Além dos tucanos, só estiveram presente o presidente do Solidariedade no Maranhão (aliados do PSDB), Simplício Araújo; a presidente do PPS no Maranhão, Eliziane Gama; os comunistas, o vereador Lisboa e os deputados estaduais Othelino e Raimundo Cutrim, que um já foi aliado de Castelo e o outro era filiado ao PFL, DEM  e PSD, todos com ramificações no ninho tucano. Ainda tiveram os membros do PPS, como Pastor Porto, Batista Matos, Paulo Matos e Vieira Lima.

Colocando na balança, faltaram nomes de peso no evento. Bem diferente do que acontece quando ocorreu um evento do PSB.

Foi sentida inclusive a ausência do pré-candidato a senador, Roberto Rocha (PSB). E obviamente nenhum membro do PT pisou no Hotel Luzeiros.

O PDT também foi ausência sentida. PTC, PROS e PP que já não tem muita representatividade, ficaram de fora dessa atividade.

Acredito que o apoio do PSDB ao Flávio Dino foi um erro, não dos tucanos, que estes são os maiores beneficiados, afinal não tinham nada até então e acabaram garantindo vaga de vice-governador e condições de reeleger seus deputados, fora que vão ter muitos argumentos para lançarem seu candidato a prefeito em 2016.

Já Flávio só ganhou problemas a serem administrados juntos aos membros do PT, PSB, PDT e os demais que não toleram João Castelo e companhia.

Mas a vida é assim, feita de escolhas e quem as faz tem de arcar com as consequências…


5 comentários em “Declaração de apoio do PSDB a Flávio Dino trouxe mais desvantagens do que benefícios”

  1. Anonymous

    5 anos atrás  

    este tipo de comentario e so pra otario

  2. Anonymous

    5 anos atrás  

    Concordo com vc Diego…muito boa e realista sua analie.

  3. Anonymous

    5 anos atrás  

    Diego, o evento do psb em timon também não contou com nomes de peso, só com nomes ligados a timon e ao psb, por um simples motivo, era um evento de timon e do psb. Ou seja, o evento era do psdb amigo.

  4. 5 anos atrás  

    Acho que essa análise é um pouco precipitada, acho que ela deve ser feita, após o próximo evento ou ato. Aí veremos o impacto da vinda do PSDB.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>