Afonso Manoel destinará emendas para revitalização de Papódromo

Um dos grandes militantes do movimento católico no Maranhão, o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), anunciou ontem que destinará parte de suas emendas parlamentares para revitalização do Papódromo, que será transformado em santurário em homenagem a São João Paulo II.

Na manhã de domingo (18), uma grande caminhada e uma celebração eucarística foi realizada para marcar um novo momento do espaço construído exclusivamente para a presença do Papa João Paulo II, durante sua passagem em outubro de 1991. No entanto o espaço, que pode ser considerado santo, por conta da canonização do papa, hoje está abandonado e servindo de abrigo para usuários de droga.

O Papódromo que é de responsabilidade da Igreja Católica desde 2007, após um projeto de autoria de Afonso Manoel, nunca passou por nenhuma intervenção, porém esta realidade deve mudar. O coordenador da regional nordeste do Terço dos Homens, Edimilson Aragão, anunciou que o projeto de revitalização do espaço está pronto e será iniciado em julho deste ano com a construção da Capela da Mãe Rainha.

“Dividimos o projeto em três etapas, mas no momento não dispomos desse recurso, então iniciaremos com a construção da Capela da Mãe Rainha e a revitalização deste espaço. Por enquanto só a comunidade católica apoia o projeto. Vamos construir a capela com o recurso próprio de doações dos católicos, a partir de julho. Mas também estamos abertos para receber o apoio do poder público e da iniciativa privada”, anunciou.

No entanto, o deputado Afonso Manoel aproveitou a oportunidade para anunciar o seu apoio, ele está garantindo parte de suas emendas parlamentares para o projeto de construção do santuário. “Em 2007, eu apresentei o projeto de concessão deste espaço para a Arquidiocese de São Luís. Na época, o ex-governador Jackson Lago concedeu essa benção, que tem duração de 10 anos. Passaram-se sete anos e já temos que pensar na renovação da concessão, mas antes disso, vamos garantir a revitalização deste espaço que é um símbolo para os católicos maranhenses e brasileiros. Para o próximo ano, já tem a garantia de minhas emendas para a consolidação desse sonho”, revelou Afonso Manoel.

O custo total para construção do santuário está orçado em R$2 milhões, porém a primeira fase do projeto que consistirá na construção da Capela e revitalização será de R$100 mil, o qual será todo financiado por doações.

Dom José Belisário informou que o local pode se tornar um espaço de peregrinação, por conta da importância histórica. “A ideia é fazer um memorial João Paulo II e com a Capela da Mãe Rainha, o que se tornará em um santuário, para ser usado permanentemente para eventos religiosos e outros. Aqui será uma referência para o mundo todo, afinal aqui ainda estão os passos deixados por um santo da nossa Igreja Católica”, comentou.

Santuário


Além de revitalizar o Papódromo, que hoje está abandonado e construir a Capela da Mãe Rainha, o projeto do Santuário de São João Paulo II, consiste ainda na construção de um espaço para exposição permanente da memória do papa, reunindo objetos, fotos e todo arquivo que ficou no estado durante sua passagem no inicio da década de 90.

Além disso, é previsto a construção de 60 apartamentos, três auditórios que variam com espaço para abrigar de 50 a 200 pessoas, assim como também uma cozinha industrial. O coordenador do projeto, explica que esta estrutura é pensada para que grandes eventos católicos possam ocorrer no estado, além de oferecer a população um espaço para desenvolvimento de outras atividades.

Hoje, o local está com rachaduras, paredes descascadas, não existem portas, a cobertura que abrigou o papa em 1991 já não existe mais e até árvores surgiram no local. O que mais chama a atenção de quem passa pelo Papódromo é a sujeira, são restos de comida, bebida e até fezes são vistos no interior da estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *