Seminário irá discutir a operação civil-militar do golpe de 64

Um seminário de Ciência Política sobre os 50 anos da operação civil-militar de 1964 – que resultou na ruptura da ordem constitucional do país e até os dias de hoje causa grande controvérsia, estudos e debates –, será realizado nesta quinta-feira, às 15horas, no auditório do Jornal O Imparcial, com a presença de conferencistas que abordarão o tema sob a temática maranhense. A palestra de abertura será da professora Regina Helena Martins de Faria, licenciada em História e especialista em História Econômica Regional da UFMA. É mestra e doutora em História e sua abordagem levará em conta a conjuntura política nacional e internacional que antecedeu a operação civil-militar de 1964; a participação dos EUA; as concepções de geopolítica vigentes entre a alta cúpula das Forças Armadas, que levava seus integrantes a pretender uma maior participação na vida política do país; e os direcionamentos e redirecionamentos do regime político instaurado após o Golpe. Benedito Buzar ministrou por mais de 30 anos a cadeira de Ciência Política na UEMA, tendo exercido o mandato de deputado estadual e cassado em 1964. Possui vários livros de história política do Maranhão publicados. Sua palestra será sobre “A chegada do movimento militar de 1964 no Maranhão”.

João Batista Ericeira, como professor e jornalista, sempre se dedicou a temas ligados ao direito de estado e à sociologia jurídica. É profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos nas áreas de História e Ciências afins. Sua abordagem irá girar em torno da natureza jurídico-política e suas consequências para o futuro do Maranhão. Pedro Leonel Pinto de Carvalho lançará luzes sobre o impacto do movimento militar na vida política, cultural e econômica do Estado.

A promoção do evento é uma parceria entre o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP, e o jornal O Imparcial. Aberto à comunidade acadêmica, o seminário destina-se a estudantes e professores das mais diversas áreas do conhecimento, com entrega de certificado de participação. Será cobrado o valor de R$ 40,00 e o número de vagas será limitado até completar a lotação do auditório. Os debates serão mediados pelo CECGP.

Programação:

“A OPERAÇÃO CIVIL-MILITAR DE 1964: O CONTEXTO MARANHENSE”
Seminário de Ciência Política 

Auditório do Jornal O Imparcial, dia 10 de abril, às 15hs.

Promoção: Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP, Jornal O Imparcial e Revista Juris.

Regina Helena Martins de Faria – “A natureza civil-militar do Golpe de 1964”. Mestra e Doutora em História pela UFPe. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA.

Benedito Buzar – “Chegada do Movimento Militar de 1964 no Maranhão”. Especialista em historiografia maranhense, presidente da Academia Maranhense de Letras.

João Batista Ericeira – “Natureza político-jurídica da operação civil-militar de 64 e suas consequências para o futuro do Maranhão. MSc em Direito de Estado, professor e presidente da Associação Maranhense de Advogados- AMAd.

Pedro Leonel Pinto de Carvalho – “Os impactos do movimento civil-militar de 64 na vida política, cultural e econômica do Estado do Maranhão”. Jornalista, professor e advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *