Pré-candidatura de Honorato a deputado federal ganha força

Apontado por muitos como principal pré-candidato a deputado federal da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB), o vereador de São Luís, Honorato Fernandes, está conquistando apoios importantes na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Além do apoio do Partido dos Trabalhadores e da corrente CNB, que tem como principais lideranças no Maranhão, o presidente estadual do partido, Raimundo Monteiro, o presidente do diretório de São Luís, Fernando Silva, e a dirigente nacional do PT, Berenice Gomes, Honorato conta com a simpatia de amplos segmentos dos movimentos sociais e da classe média.

Como filho da profª Ieda Batista, fundadora e militante histórica do PT no Maranhão, Honorato conheceu cedo o sentido transformador da atividade política e da militância social. Bem articulado internamente no partido, em função do perfil agregador e da capacidade de diálogo, conta com um leque de amigos e uma ampla rede de relacionamentos, além da aguerrida militância petista e o apoio de importantes lideranças em São Luís e de todo o Maranhão, tornando-se, desta forma, um nome competitivo para chegar à Câmara Federal.O vereador Honorato Leite Fernandes Filho (PT), 40 anos, é casado, e pai de dois filhos. Analista de sistemas e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV é filho do engenheiro agrônomo Honorato Leite Fernandes e da professora universitária e assistente social, Ieda Cutrim Batista, militante precursora do movimento de mulheres, membro do Grupo de Mulheres da Ilha e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão.

Com a atuação político-partidária de sua mãe no PT e em diversos outros espaços (sindicatos, movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, universidade, movimento de mulheres), aprendeu a importância da participação política dos cidadãos e cidadãs. O vereador ressalta ainda que teve a oportunidade de conhecer e conviver com personalidades importantes na construção do partido em nosso estado e no Brasil, entre elas o ex-deputado Luís Vila Nova, o líder camponês Manoel da Conceição, a ex-deputada Helena Barros Heluy e o então deputado federal Luís Inácio Lula da Silva, que veio a ser o primeiro operário presidente do Brasil.Inspirado por essa vivência e motivado pelo desejo de mudanças, ele concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de São Luís e foi eleito com expressiva votação. Hoje é o único vereador do PT na capital, depois de 8 anos. Ao longo de sua trajetória profissional, Honorato acumulou experiências e formou um amplo círculo de amizades. Com seu dinamismo, habilidade em coordenar grupos, capacidade de estabelecer e atingir metas, marcou fortemente sua passagem profissional pelos diversos órgãos públicos e instituições com as quais colaborou.

Dentro de uma visão democrática de fortalecimento da participação dos cidadãos na vida política, Honorato Fernandes acredita que é possível construir um projeto de mudança para o Maranhão que contemple o desenvolvimento, o combate à pobreza, a distribuição de renda e a inclusão social de amplos setores historicamente marginalizados. “Entendo que a construção desse projeto passa pela conscientização política dos cidadãos e cidadãs, em especial das populações mais vulneráveis, fortalecendo o sentimento de integração e a necessidade de participação efetiva nas decisões que dizem respeito à vida do estado”, afirma.

Honorato Fernandes defende que a construção de um novo Maranhão passa necessariamente pela implementação de políticas públicas que, entre outros compromissos, garantam o acesso de todos aos serviços públicos de saúde, educação, segurança, geração de trabalho e renda, cultura e lazer. E que garanta, em especial às crianças, o direito à educação de qualidade, fundamental para a formação do cidadão. “É necessário investir no desenvolvimento sustentável, na geração de trabalho e renda; na redução das desigualdades sociais e na construção de um futuro melhor para as novas gerações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *