Por falta de assistência da SES a hospital, pacientes podem morrer na fila de espera por atendimento

Blog do John Cutrim

Em reunião realizada nesta quarta-feira (23), a Comissão Intergestores Regional de Pinheiro deliberou uma atitude drástica em relação à Secretária de Estado de Saúde. A partir de agora, a Santa Casa de Cururupu, que atende a nove municípios da região da baixada (uma população de 384.364 habitantes), só realizará cirurgias de emergência mediante autorização do Ministério Público, já que os procedimentos não poderão ser mais efetuados por falta de financiamento da SES.

Segundo a resolução, não há “completa existência de condições ideais para esses atendimentos”, o que poderá culminar com a perda de vidas.

Para tanto, alegam que o repasse mensal de R$ 28.566,60 disponibilizado pela Secretaria de Saúde não é suficiente para o pagamento dos profissionais e dos custos das cirurgias.

Em função da gravidade da situação, na resolução é solicitado ao Ministério Público de Cururupu que se manifeste de forma oficiosa sobre a possibilidade de ação civil pública, com pedido de liminar, para obter da Secretaria de Estado da Saúde a disponibilização de profissionais, cirurgiões, anestesiologistas, ortopedistas e pediatras, necessários a manutenção de cirurgias.

Caso isso não venha ocorrer, pessoas poderão morrer por falta de atendimento adequado. O secretário de Saúde, Ricardo Murad precisa tomar uma atitude. São vidas que estão em jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *