Pela primeira vez Roseana Sarney cumpriu uma promessa de campanha

Independente do motivo que venha ter determinado a permanência de Roseana Sarney (PMDB) no cargo, deve-se reconhecer: pela primeira vez, a governadora cumpriu uma promessa de campanha. Pegue os outros 14 anos de governo, desde 1994 a 2002 e 2009 até então, nada do que foi dito durante o período eleitoral foi concretizado, mas desta vez a fala da governadora emitida ainda em 2010, se tornou um fato. Antes e depois do resultado final da eleição de 2010, Roseana dizia que este governo seria o seu último mandato eletivo e o melhor da sua vida, infelizmente a segunda parte ainda não foi cumprida.

É bem verdade que não foi por vontade própria que a filha de José Sarney tenha decidido ficar. Roseana e seus aliados andaram espalhando que ela teria vontade de parar, cuidar da família e entregar as obras que foram iniciadas neste governo. Mas os fatos contradizem a governadora. Em 24 anos, será a primeira vez que ela ficará fora de uma eleição estadual, ou seja, diversos fatores colaboram para essa tomada de decisão.

Roseana apesar de ter sua capacidade de administração questionada pelos adversários é muito bem assessorada e trabalha com muitas pesquisas. Não há dúvida, que por conta da relação do executivo estadual e do próprio ex-secretário de Infraestrutura com os deputados, o governo poderia perder o total controle da situação na Assembleia Legislativa em caso de eleição indireta.

O risco de se eleger um Arnaldo Melo (PMDB) ou um Zé Reinaldo (PSB), nesta eleição, era muito grande e caso isso acontecesse, a oposição sairia beneficiada em qualquer uma das situações, fora que de forma definitiva cravava a derrota do grupo Sarney.

Roseana e seu grupo tentaram até o fim, impor a candidatura de Luís Fernando (PMDB) para a eleição indireta, mas Arnaldo Melo não cedeu, mostrou ser homem de posição como ele disse em algumas entrevistas e ficou no lugar que lhe fora concebido ainda em 2012.

Além disso tem o fator do que é Roseana hoje, uma personagem na política que está em decadência. Não tenha dúvida que ela seria a favorita na corrida eleitoral para o Senado, quem sabe até a vitoriosa no final das contas, mas ela não teria o mesmo desempenho que outras eleições. Sendo assim ela não conseguiria ser essa verdadeira puxadora de voto para o seu candidato governista, como os aliados falam.

Por isso muito melhor ela garantir a estrutura para Luís Fernando durante esses seis meses e atrair para a disputa a família Lobão que estava colocada de escanteio. A preferência do grupo era por Gastão Vieira (PMDB), mas como nem tudo se faz com o coração na política, Lobão Filho (PMDB) será anunciado como candidato ao Senado do grupo. Ele tem o apoio de João Alberto – presidente do PMDB – um dos homens que tem maior respeito dentro do grupo.

Desta forma neste momento, lembrando que independente de qualquer situação, devemos reconhecer: Roseana Sarney cumpriu sua promessa, mas ainda existem outras e estas ainda serão cobradas.

1 thought on “Pela primeira vez Roseana Sarney cumpriu uma promessa de campanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *