Maranhão Profissional irá capacitar 20 mil jovens

A governadora Roseana Sarney participou, na tarde desta terça-feira (22), da aula inaugural da primeira etapa deste ano dos cursos do Programa Maranhão Profissional. O evento, realizado no Salão de Atos do Palácio dos Leões, teve transmissão simultânea para estudantes de mais de 125 municípios, por meio de videoconferência.

Este programa foi criado para preparar as pessoas para as novas oportunidades de trabalho que o Maranhão está oferecendo. Nesta nova etapa, são 20 mil jovens. Ao todo, 350 mil já foram beneficiados pelo programa. O Maranhão está avançando muito, isso porque não estamos investindo somente em indústrias, mas também em mão-de-obra qualificada. O que nós queremos é um Maranhão melhor para todos”, afirmou a governadora.

Presentes, os secretários de Estado, Fernando Lima (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Ana Graziella Neiva Costa (Casa Civil), Olga Simão (Cultura), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Carla Georgina (Comunicação Social), além do adjunto Rodrigo Valente (Articulação Política) e do pró-reitor de ensino da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), José de Ribamar Araújo.

A governadora destacou que, nesta fase, serão oferecidas mais de 20 mil vagas para os cursos de capacitação profissional e do pré-vestibular Univima/Maranhão Profissional. Também assinalou que, em alguns municípios, será realizado o Programa MTec, desenvolvido em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc). Nesta etapa, conforme a governadora, o Maranhão Profissional funcionará em mais de 180 polos.

O secretário Fernando Lima reiterou que o objetivo é expandir o programa para todos os 217 municípios até o fim deste ano. “Trata-se, sem dúvida, de uma plataforma dinâmica e bastante interessante. Os cursos terão carga horária de 160 horas e serão oferecidos em seis áreas: auxiliar de marketing e vendas, Auxiliar administrativo, Auxiliar em gestão de pessoas, Auxiliar de maquiagem, depilação e cabeleireiro, Operador de caixa e Auxiliar de panificação e confeitaria”, afirmou Fernando Lima.

Aulas

Desenvolvido pela Univima, o programa tem duração de oito meses, com término das aulas em dezembro. O pré-vestibular da Univima foi criado em agosto de 2012 e seu objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas do Pré-Vestibular são realizadas na modalidade ensino à distância (Ead), por meio de videoconferência e apoio de mídia eletrônica, de manhã e à noite. São oferecidas aulas de 11 disciplinas: português, redação, matemática, física, química, biologia, geografia, história, inglês, filosofia e sociologia.

O MTec, por sua vez, é uma das ações estratégicas para a universalização do ensino médio no Maranhão. Para 2014, a tecnologia deverá entrar em funcionamento em 300 salas instaladas em 74 municípios, para o atendimento de 7.640 alunos nos 1° e 2° anos e nos turnos vespertino e noturno.

O programa é composto por 13 professores especialistas que ministram suas aulas, a partir de uma plataforma, via satélite e em tempo real, utilizando recursos pedagógicos, como vídeos, músicas, objetos de aprendizagem, que permitem aulas contextualizadas e dinâmicas, além de possibilitar interatividade imediata entre professor e alunos. A parceria foi firmada entre a Seduc e a Sectec, por intermédio da Univima, instituição que fornece os equipamentos e a tecnologia para subsidiar a efetivação do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *