Mais de 50 mil pessoas já foram vacinadas contra gripe em São Luís

Cerca de 50 mil pessoas foram vacinadas pela Prefeitura de São Luís contra a gripe desde o início da campanha no dia 22 deste mês. Somente durante o “Dia D” da mobilização, realizado no último sábado (26), foram aplicadas mais de 30 mil doses da vacina. A campanha é uma iniciativa federal e está sendo disseminada pelo município através da Secretaria de Saúde (Semus).

“Esse é mais um passo para o avanço na área da saúde. É importante que as mães e os pais levem seus filhos aos postos da rede municipal. Vamos todos nos unir para vacinar nossas crianças”, comentou o prefeito Edivaldo Jr. Foram mobilizados 225 pontos de vacinação durante o “Dia D”, mas a campanha continua nos mais de 60 postos da rede municipal de saúde existentes na cidade.

A coordenadora de Imunização da Semus, Rita Carneiro, afirmou que a participação no sábado demonstra que a população está consciente da necessidade da imunização. Ela convidou os pais e responsáveis que ainda não vacinaram as crianças para aproveitarem os dias restantes da campanha. “As pessoas costumam viajar, descansar, mas é importante que pensem também no seu bem-estar. Estamos com nossas equipes mobilizadas até o dia 9 de maio”, observou.

Ela lembrou que a Semus estabeleceu a meta de vacinar 205.893 pessoas em 2014. “Estabelecemos uma meta audaciosa para este ano, e por mais que o dia D tenha sido um sucesso, precisamos alcançar a meta. Por isso, mais uma vez, fazemos um apelo às pessoas para que procurem os pontos de vacinação e se imunizem”, disse.

O público-alvo da campanha de vacinação são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, grávidas e mulheres no período até 45 dias após o parto. Também podem ser imunizados pela rede municipal trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, índios, idosos a partir de 60 anos, população carcerária, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

3 thoughts on “Mais de 50 mil pessoas já foram vacinadas contra gripe em São Luís

  1. Esse número pode aumentar mais ainda. Vacina tem e a prefeitura, está fazendo seu trabalho em divulgar, orientar e oferecer a vacina. agora esperar que a população se envolva na causa. É mais uma ação que tem como objetivo, oferecer qualidade de vida aos cidadãos de São Luís.

  2. É muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar, tenho certeza de que se fosse paga não sairia por menos de 200 reais a vacina. Temos que aproveitar que a prefeitura faz este tipo de campanha para a população, é uma pena que eu não me encaixe nos grupos que têm direito à vacina. 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *