Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Deputado Lourival Mendes apresenta Projeto de Lei que determina a instalação de leitos e mobiliário para atendimento de pacientes obesos

9 de abril de 2014 : 15:31

O Deputado Federal Lourival Mendes(PT do B-MA) apresentou no dia 08 de abril deste ano na Câmara Federal o Projeto de Lei n.7527/2014 que determina a obrigatoriedade de instalação de leitos e mobiliário para atendimento de pacientes obesos nos estabelecimentos de saúde das redes pública e privada.

Estudos epidemiológicos evidenciam o crescimento vertiginoso do que é considerado uma epidemia nacional, a obesidade da população. Levantamento do Ministério da Saúde 51% população esta acima do peso. Em 2006 o percentual era de 43%. Homens são a maioria, com 54% dos pacientes obesos. O índice das mulheres chega a 48%. Estudos recentes afirmam que a obesidade mórbida, quando acometida em mulheres, reduz em ate 20 anos o tempo de vida.

Segundo o deputado, “é necessário adotar com urgência ações corretivaspara o tratamento dos brasileiros que já se encontram em situação de obesidade, pois, além da enfermidade causar danos físicos e orgânicos, ainda colocam os enfermos em situação discriminatória e vexatória. Uma vez que a maioria dos estabelecimentos de saúde no Brasil não dispõe de estações adequadas, nem de equipamentos mobiliários capazes de atender os pacientes que sofrem de obesidade com dignidade”.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>