Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Canindé Barros chega mostrando trabalho e prepara pacote de ações para melhoria do trânsito

9 de abril de 2014 : 19:11

Um grande pacote de ações emergenciais para melhoria do trânsito e transporte público na capital será anunciado pela Prefeitura de São Luís na próxima semana. Os projetos estão sendo elaborados pela Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). O titular da SMTT, Canindé Barros, empossado na segunda-feira (7), informou que as ações vão contribuir para aperfeiçoar a mobilidade na cidade, atendendo determinação direta do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Estamos dando uma satisfação de imediato para a população da nossa cidade que tanto espera a melhoria do transporte público. Hoje temos uma velocidade média de 12 km/h nos principais corredores da cidade, como na Avenida Jerônimo de Albuquerque e, seguindo a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, estamos elaborando projetos para mudar essa realidade”, declarou Canindé Barros.

Ele explicou que entre as ações de curto prazo para mobilidade na capital estão modificações no trânsito do Renascença ao Centro e do Anil ao Centro. Os trechos passarão por alterações com o objetivo de garantir maior fluidez ao tráfego de veículos a partir do estabelecimento de corredores exclusivos e retornos de quadras.

“Vamos implantar corredores nas avenidas com três faixas, onde uma será exclusiva para ônibus, táxis e carros pesados. Haverá um ganho significativo para o transporte coletivo e para o trânsito como um todo”, explicou o secretário.

As modificações no trânsito do Renascença ao Centro incluem quatro intervenções diárias para acesso de veículos à ponte do São Francisco, através de sinalização semafórica. No início da manhã e da tarde o sentido São Francisco/Centro será priorizado enquanto que, ao final da manhã e da tarde, será favorecido o fluxo contrário, do Centro para o São Francisco.

Outro projeto importante em desenvolvimento é a reorganização dos serviços de embarque e desembarque de passageiros nos terminais de integração. Os locais estão sendo visitados por equipes da SMTT que estão fazendo o levantamento das demandas a serem atendidas emergencialmente. A colocação de guias de embarque, o retorno dos orientadores de plataformas e locais distintos para embarque e desembarque nos coletivos são algumas das ações programadas para os terminais de integração.

Canindé Barros ressaltou que além das ações emergenciais para melhorias em curto prazo, a administração municipal tem ações planejadas para médio e longo prazo, que vão assegurar melhor qualidade de vida à população. “Em médio e longo prazo temos obras maiores de trafegabilidade como a interligação de bairros, o Novo Corredor de Transporte Urbano com recursos garantidos pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o VLT”, observou.

SINALIZAÇÃO


Durante esta semana foi iniciado o processo de modernização do sistema de fiscalização eletrônica da cidade. Estão sendo instalados fotossensores e barreiras eletrônicas na cidade. O secretário Canindé Barros esclareceu que os locais para a instalação das barreiras eletrônicas estão sendo reavaliados considerando o crescimento da cidade e o surgimento de novos pontos críticos para o trânsito. Como exemplo, ele citou a implantação dos equipamentos na Avenida Daniel de La Touche e na Avenida dos Holandeses, prevista para os próximos dias, e que possibilitarão segurança e melhor organização do tráfego de veículos no local.

4 comentários em “Canindé Barros chega mostrando trabalho e prepara pacote de ações para melhoria do trânsito”

  1. Anonymous

    6 anos atrás  

    Já vi esse filme, e não adiantou nada retrocesso, vai piorar o transito

  2. Henrique Dias

    6 anos atrás  

    É um grande passo essas ações emergenciais para melhoria do trânsito e transporte público na capital, precisamos realmente de ações emergencias, estou na torcida para que esse novo secretário trabalhe e mostre sua grande experiência, tanto a populaçao, quanto o prefeito querem pessoas assim, para termos uma cidade melhor!!!

  3. Luís Alfredo

    6 anos atrás  

    Canindé é conhecido por participar das discussões sobre o trânsito e tem conhecimento e experiência na área. Espero que essa chance sirva para efetuar mudanças significativas no trânsito de São Luís que está precisando urgentemente.

  4. Brunão

    6 anos atrás  

    Eu já sabia que ele tem gabarito para exercer esse trabalho a frente da smtt. Edivaldo Jr está de parabéns pela escolha. Canindé irá mostrar para o que veio e pq tem a fama de ser o “fodão” do trânsito.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>