Secretário Pedro Fernandes anuncia que deixa o governo Roseana dia 31 de março

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, entregou, na sexta-feira (21), ao presidente do Tribunal de Contas (TCE), Edmar Cutrim, o relatório de prestação de contas da execução do orçamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) referente ao exercício de 2013. Acompanhado da equipe técnica dos setores de orçamento e gestão da Seduc, durante a entrega do relatório, Fernandes revelou que deixará a pasta no dia 31 de março.

Ao receber o documento, Edmar Cutrim destacou o compromisso da secretaria com a legislação vigente e o respeito à gestão pública. “A Seduc é uma das primeiras instituições do estado a entregar a prestação de contas referente ao exercício 2013, atendendo aos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e facilitando o trabalho do TCE, que já pode iniciar a análise das informações recebidas”, ressaltou.


Pedro Fernandes fez um balanço das ações desenvolvidas no período à frente da pasta, com o foco no aluno, aproximando a secretaria da escola. “Alcançamos grandes avanços na educação nesse período, mas ainda há muito a desenvolver. Estamos satisfeitos com o trabalho realizado por nossa equipe, com a certeza de que estamos no rumo certo, focados em um planejamento estratégico que visa à transformação da realidade educacional maranhense”, declarou o secretário.

Pedro Fernandes ressaltou a importância das parcerias institucionais e a ampla participação da sociedade civil, reforçando o compromisso de todos com a educação para alcançar quatro metas prioritárias estabelecidas pela secretaria: melhorar o nível do aprendizado (da educação infantil ao ensino superior); universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios (como exige a Constituição); e combater o analfabetismo.

“Temos grandes parceiros que são fundamentais na realização de nosso trabalho. O Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud) nos auxiliou na construção das Diretrizes Curriculares Estaduais; o Instituto Ayrton Senna é fundamental no desenvolvimento dos programas de correção de fluxo; O Instituto Alfa e Beto e o Movimento de Educação de Base (MEB), ligados ao combate ao analfabetismo; bem como o Gespública, na busca por excelência na gestão educacional; a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no apoio e suporte às redes municipais de educação. Sem o compromisso desses e de outros parceiros seria impossível alcançar tantas realizações”, enfatizou Pedro Fernandes.


Pedro Fernandes explicou, ainda, que deixará a secretaria para reassumir a cadeira de deputado na Câmara Federal, conforme exige a legislação eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *