São Luís recebe versão preliminar do Plano Municipal de Educação

São Luís é o primeiro município do Maranhão a apresentar a versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME), documento elaborado pela Comissão de Planejamento e Organização do PME para vigorar no decênio 2014-2013. Na condição de presidente do Fórum Municipal de Educação, o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, recebeu o documento em solenidade na manhã desta sexta-feira (21), no auditório Reis Perdigão.

O PME foi produzido a partir do diálogo interinstitucional e abrange um conjunto de medidas para aperfeiçoar a participação cidadã, gestão democrática, financiamento da Educação, atualização do currículo, valorização dos profissionais do Magistério, dentre outras áreas relativas à Educação de toda a capital maranhense. Esses princípios estão presentes no Pacto por São Luís lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior em maio do ano passado.


“A elaboração da versão preliminar do Plano Municipal de Educação é uma grande conquista para a Educação de nossa São Luís, porque ele é um desenho do que esperamos para a cidade. Quero deixar registrados os meus agradecimentos e reconhecimento a toda a equipe que elaborou esse documento. O trabalho irá prosseguir e as discussões serão ampliadas ainda mais no Fórum Municipal de Educação. Que tenhamos mais força e entusiasmo para continuar o trabalho”, motivou Geraldo Castro.

O Plano Municipal de Educação contempla ainda metas e estratégias voltadas para a universalização e democratização da Educação, bem como para a oferta de uma educação de qualidade social, pautada por valores humanos como inclusão, igualdade, diversidade e promoção da justiça social.

“O objetivo maior desse Plano é tornar os educandos de nossa cidade os sujeitos da Educação”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Educação, Roberto Mauro Gurgel, após realizar um resgate histórico acerca de todo o processo de construção do documento.

A elaboração do Plano Municipal de Educação contempla a Lei Federal nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001 e é resultado de um processo de construção coletiva. Os debates aconteceram em diversos espaços e contaram com a participação de múltiplos sujeitos sociais e políticos.

“Lidar com a Educação significa lidar com um processo de constante discussão. Parabéns pela elaboração do Plano Municipal de Educação e que esse processo de discussão possa ser ampliado ainda mais, com compromisso e responsabilidade, a partir desta entrega do documento ao Fórum Municipal de Educação”, destacou a presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (SindEducação), Elisabeth Castelo Branco.

O presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, também participou da mesa de abertura do evento e, durante o pronunciamento, destacou o pioneirismo de São Luís na construção do Plano Municipal de Educação. “São Luís sai na frente com a elaboração do documento que foi construído por uma comissão reconhecidamente competente. Externo minha alegria por esse momento pelo fato de esse Plano representar uma política de Estado para São Luís na área da Educação”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *