Professores da UFMA querem voltar a fazer greve

Em Assembleia geral realizada na última quarta-feira (19), docentes da Universidade Federal do Maranhão UFMA decidiram ampliar a mobilização, com discussão das pautas de reivindicações nacional e local e construir o movimento de retomada da greve docente, iniciada em 2012.

Por todo o país, as seções sindicais do ANDES-SN realizam atividades e assembleias para encaminharem ações em conjunto com outras categorias dos Servidores Públicos Federais. Diretores do ANDES-SN reuniram-se, na terça-feira (18), com representantes do Ministério da Educação (MEC), para cobrar resposta à pauta de reivindicações protocolada pelo Sindicato Nacional no final de fevereiro, mas nenhuma possibilidade de atendimento às reivindicações ficou definida.

O Presidente da Associação de Professores da UFMA (APRUMA)- Seção sindical do ANDES – Sindicato Nacional, Antonio Gonçalves, esclareceu que em 2012 a greve foi apenas suspensa. “A pauta do movimento docente precisa ser construída por nós, no sentido de retomar a greve. As motivações que nos levaram à maior greve da história do movimento docente, suspensa após 4 meses, permanecem e precisamos retomá-la e para isso temos uma intensa agenda a cumprir”.

A maioria dos presentes à assembleia avaliou que em 2013 a conjuntura alterou. As jornadas de junho demonstraram que a partir das mobilizações das massas é possível mudar. Neste sentido foi aprovada a necessidade de seguir construindo a greve, a partir da agenda proposta encaminhada pelo ANDES-SN, conhecendo e respeitando as opiniões dos professores, técnico-administrativos e alunos da UFMA.

“No âmbito da UFMA, vamos retomar as pautas locais discutindo questões de ordem administrativas, político-educacionais e democráticas que repercutem diretamente sobre a nossa categoria. É preciso discutir a ampliação da universidade e como isso tem precarizado o trabalho docente”, enfatizou Gonçalves.

CONSELHO FISCAL – A Assembleia definiu também sobre outros itens, como a formação de uma comissão para aprofundar o estudo sobre a minuta das Normas Regulamentadoras da Graduação da UFMA e elegeu o Conselho Fiscal da APRUMA, composto a partir de agora pelos professores Antonio Joaquim, Hipólito Correa e Orlando Rosar. A atual diretoria da APRUMA iniciou seu mandato no último mês de janeiro.

A pauta de reivindicações dos docentes destaca a reestruturação da carreira docente e salário e condições de trabalho.

Confira os eixos da Campanha Unificada dos SPF:

– Definição de data-base (1º de maio);

– Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;
– Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados;
– Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;
– Retirada por PL’s, MP’s, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos;
– Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas;
– Reajuste dos benefícios;

– Antecipação para 2014 da parcela de reajustes de 2015.

(Com informações do ANDES – SN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *