Políticos vão ter de mudar de nome para disputar a eleição de 2014, conforme exigência da Justiça Eleitoral

Blog do Aquiles Emir

Pelas novas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a eleição deste ano muitos políticos estarão impedidos de manter os nomes pelos quais se tornaram conhecidos dos eleitores. Em nível nacional um dos maiores exemplos é do presidente do recém-criado Partido da Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, mais conhecido como Paulinho da Força, numa associação ao nome da Força Sindical, entidade por ele presidida. Com as novas regras, nenhum candidato pode fazer referência à empresa ou repartição a que trabalha ou seja proprietário.

Zé Carlos Nunes foi eleito usando nome da Caixa Econômica
No Maranhão, vários políticos que já utilizaram a estratégia não poderão repeti-las. É o caso do deputado estadual José Carlos Nunes (PT), que se elegeu com o nome de Zé Carlos da Caixa, numa menção à Caixa Econômica Federal, instituição financeira da qual foi superintendente no Maranhão. Já houve um pedido da própria CEF para ele deixar de fazer esta referência ao ex-emprego.
Quem também se utilizou desta estratégia foi José Elonildo Soares, mais conhecido como Pinto da Itamaraty, nome com o qual se elegeu vereador de São Luís e deputado federal, pelo PSDB. O apelido é uma referência à Radiola de Reggae Itamaraty, da qual é proprietário, uma das preferidas da comunidade regueira.
Em Coroatá o comerciante Luís Mendes Ferreira foi eleito duas vezes prefeito usando o nome Luís da Amovelar, numa referência à rede de lojas de departamento da qual é proprietário. Caso ainda tencione voltar à vida pública, terá de inventar um novo nome.

1 thought on “Políticos vão ter de mudar de nome para disputar a eleição de 2014, conforme exigência da Justiça Eleitoral

  1. Diego,

    Acho que você precisa checar suas informações antes publicá-las. Primeiro a CAIXA nunca fez nenhum tipo de menção desse tipo ao deputado Zé Carlos, . Logo no registro de sua candidatura uma juíza solicitou a retirada do nome da CAIXA, mas ele informou que não estava fazendo uso do nome da instituição, e sim os eleitores que carinhosamente por conhecer o seu belo trabalho nos 33 anos a frente da superintendência da CEF adicionou o nome da instituição ao seu nome.E isso nunca interferiu em seus ótimos resultados como parlamentar.infelizmente ele não pode impedir que as pessoas o chamem assim. O deputado nunca fez uso do nome CAIXA, em nenhum material de divulgação, muito menos em suas páginas nas redes sociais, isso você mesmo pode conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *